Vamos em busca da planta baixa do nosso município, para podermos projetar o futuro com mais responsabilidade”. A afirmação é do prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg da Rosa, que na última semana reuniu a secretária de Educação e profissionais de engenharia para visitar o I-parque Unesc (Parque Científico e Tecnológico), na expectativa de dar início à elaboração do Plano Diretor municipal.
Fundamental no planejamento urbano de qualquer cidade, o Plano Diretor é um projeto elaborado pelo poder executivo, sob a responsabilidade técnica de um arquiteto urbanista com a participação de uma equipe interdisciplinar, em um processo de planejamento participativo. Em Santa Rosa do Sul, o governo estipulou como meta a concretização da elaboração e aprovação do seu Plano, proporcionando condições de planejar a cidade de forma organizada e de acordo com as necessidades da sua população. “Atualmente, ter o Plano Diretor é uma exigência mínima para a execução de qualquer projeto de infraestrutura a níveis estadual e federal. Esse documento vai dar a direção do nosso município rumo ao desenvolvimento”, explanou prefeito Almides, que na última quinta-feira, 13 de novembro, esteve no I-parque Unesc, em Criciúma.
Recebida pela diretoria do I-parque, a comitiva formada pelo prefeito, pela secretária de Educação, Cleonice D’avila da Cunha Pereira, e pela equipe de engenharia do município, conheceu os trâmites necessários para a elaboração do Plano Diretor, além dos projetos já elaborados ou em processo de elaboração pelos profissionais da Unesc.
A comitiva foi apresentada aos profissionais e à estrutura do Parque Científico e Tecnológico. “Sabemos do know-hall da Unesc em projetos como este e estamos buscando a melhor forma de darmos seguimento à criação e aprovação do Plano Diretor”, salientou Almides. O próximo passo em direção à possível elaboração do Plano Diretor de Santa Rosa do Sul pelo I-parque Unesc será a apresentação de uma proposta, que será analisada pela administração municipal.