Depois de instalar recentemente uma nova ponte de concreto na comunidade de Peroba, a administração municipal de Santa Rosa do Sul já inicia o processo que possibilitará que outras duas estruturas sejam substituídas no interior do município, em Vila Bitencourt e Caramujo. Na tarde desta quinta, 9 de dezembro, prefeito autorizou a construção de cabeceiras para mais dois ‘kits de transposição’ obtidos junto à Defesa Civil estadual, depois que as estruturas de madeira foram danificadas por enxurradas em junho deste ano.
Mais do que simplesmente modernização, a substituição de estruturas de madeira por pontes de concreto garante mais segurança a motoristas e pedestres que diariamente transitam pela malha viária do interior de Santa Rosa do Sul. Essencialmente agrícola, município tem suas estradas frequentemente utilizadas por caminhões carregados e veículos pesados, utilizados no preparo da terra, plantio e colheita de vários produtos. “Não se trata simplesmente de ter pontes mais bonitas ou mais largas, mas de garantir que o trânsito de máquinas agrícolas, de caminhões e da própria população não seja interrompido por conta de alguma enxurrada ou pelo próprio desgaste das antigas estruturas de madeira”, salientou o prefeito Almides Roberg da Rosa, que recebeu em seu gabinete, ao lado de secretários municipais e servidores do setor de engenharia, o representante da empresa vencedora da licitação para as obras das pontes.
Após a construção das cabeceiras, em Vila Bitencourt será instalado um kit em concreto medindo 13m x 6,25m; enquanto na comunidade de Caramujo, as medidas serão de 11m x 6,25m, mesmas dimensões da ponte da Peroba.
Na tarde de sexta, prefeito Almides, os secretários municipais de Obras e de Agricultura, e o coordenador da Defesa Covil municipal percorreram o interior, vistoriando a finalização dos serviços da nova ponte da Peroba, assim como outros pontos atingidos pela enxurrada da última semana. “Visitamos alguns pontos para dimensionar o tamanho dos problemas causados pelas chuvas e verificar a melhor forma de solucionar estes problemas”, explicou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *