A Polícia Científica, antigo IGP, confirmou por volta das 23h desta quinta-feira, 3, que o corpo encontrado mais cedo na região entre Capão da Canoa e Passo de Torres é de Michel Barbosa, 25 anos. A informação foi obtida pelo Portal Agora Laguna com fontes próximas aos órgãos envolvidos na perícia.
O jovem era um dos tripulantes da lancha que naufragou em Laguna no dia 14 de janeiro e o único que seguia desaparecido. O corpo foi avistado por pescadores já há alguns dias nas proximidades da divisa marítima de SC e RS, distante cerca de 180 quilômetros de Laguna. A informação foi repassada para os bombeiros, que fizeram buscas na região, mas não haviam localizado até então mais pistas que indicassem a presença do mesmo. Ele foi novamente visto nesta quinta-feira, a cerca de 21 milhas da costa, e após sobrevoo a equipe aérea dos bombeiros fez a localização.
No começo da semana, a operação de busca por ele tinha sido considerada encerrada após 17 dias incessantes. O naufrágio ocorreu na entrada do canal de navegação da barra. A lancha era ocupada por sete pessoas, a maioria moradores da cidade de Caçador, e veio à pique por volta das 15h. Quatro foram socorridas com vida.
Ricardo Barbosa, 46, vereador, e mais um amigo, Deyvid Fernandes, 29 anos, estavam com alto grau de afogamento e inconscientes. Os socorristas do Corpo de Bombeiros fizeram manobras de reanimação, mas os dois não resistiram.
A Capitania dos Portos em Laguna informou, em nota, que um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. As apurações devem durar ao menos 90 dias, conforme os padrões da corporação militar. As causas do acidente ainda não foram confirmadas de forma oficial. A Polícia Civil também investiga o ocorrido.