‘Penso, Logo Destino’ é o novo programa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) que está sendo implantado e recebendo apoio de vários municípios de Santa Catarina. Na última sexta-feira, 22 de abril, Santa Rosa do Sul também assinou termo de cooperação para conscientização da sociedade sobre o descarte correto de resíduos sólidos.
Doze dos 15 municípios do extremo sul catarinense assinaram na última sexta um termo de cooperação com o IMA/SC em adesão ao programa ‘Penso, Logo Destino’. “A correta destinação dos resíduos sólidos é uma preocupação constante de cada administração. Contar com o apoio do próprio IMA no trabalho de conscientização da população é um grande benefício para os municípios”, comentou o prefeito Almides Roberg da Rosa, que representou Santa Rosa do Sul no encontro na sede da Amesc.
Na primeira fase do programa, serão implantadas ações voltadas aos consumidores para conscientizar sobre a devolução aos comerciantes dos produtos e embalagens após a utilização, como lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.
Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins.