Uma ossada humana foi encontrada nas dunas da Praia da Caçamba, em Balneário Arroio do Silva, na manhã desse sábado, dia 14. Quem encontrou o crânio foi uma moradora da localidade que caminhava pela beira-mar. Ela disse que caminha todas as manhãs atrás de conchinhas e que por volta das 10 horas, viu nas dunas algo parecido com uma bola usada em rede de pesca. Ao mexer, viu que se tratava de um crânio humano. Apavorada ela gritou para o marido que estava um pouco à frente e ele chamou a Polícia Militar (PM).
No local, a PM constatou que havia mais ossos, pois provavelmente a maré alta “lavou” aquela parte, deixando à mostra parte do crânio e alguns ossos. A área foi isolada até a chegada da Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Instituto Médico Legal (IML).
O perito e equipe do IGP iniciaram uma escavação minuciosa, desenterrando a ossada humana, foi encontrado sobre os restos mortais um cobertor amarelo.
Ainda não há informações se trata-se de um homem ou mulher, porém a vítima vestia uma bermuda azul, estava com uma corrente dourada com uma cruz, um anel de esmeralda de cor verde e uma aliança de compromisso prata com o nome Maiara e com data de 13/12/2003.
Todo material foi recolhido. A ossada foi encaminhada para o IML de Araranguá e, para chegar na identificação através de DNA, é necessário que algum familiar compareça no IML. Os peritos também irão tentar a identificação pela arcada dentária, mas nesse caso também é necessário que algum parente procure pelo Instituto Médico Legal.
Local de desova
Para a polícia, as dunas da Praia da Caçamba em alguns casos são escolhidas como local de desova. Em julho de 2020 a ossada de uma mulher foi encontrada enterrada a aproximadamente 200 metros do local onde os restos mortais foram localizados hoje.