Na noite desta segunda-feira, dia 16, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre a formação de um ciclone subtropical na noite de hoje (16), entre a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e, que tem potencial para evoluir para uma tempestade subtropical no decorrer de terça-feira, dia 17, conforme a nota oficial da Marinha do Brasil, em colaboração com o INMET, CPTEC/INPE e SNM (Argentina) e NOAA (EUA). Até a noite de quarta-feira, dia 18, o sistema pode se intensificar e ganhar características de tempestade tropical com ventos sustentados de 75km/h.

Em Santa Catarina, a previsão é que os ventos intensos e persistentes comecem a ganhar força na tarde de amanhã, terça-feira (17), especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral catarinense. Entre a noite de terça (17) e a manhã de quarta (18) podem atingir rajadas de vento acima de 100 km/h nos pontos mais altos da serra e valores entre 60 e 90 km/h nos Planaltos e Litoral.

Além disso, o ciclone favorece a condição de mar agitado a grosso e traz risco para ressaca e alagamentos costeiros em todo litoral catarinense. Esta condição ainda deve ser agravada pela combinação da maré de sizígia, provocada pela lua cheia.

Onda de frio

Uma massa de ar frio de origem polar provoca o declínio das temperaturas ao longo da semana em toda Santa Catarina, caracterizando uma onda de frio.

As temperaturas mais baixas começam a ser registradas na noite desta segunda, se estendendo até a próxima segunda-feira (23).

Entre as noites e madrugadas, as temperaturas mínimas ficam próximas ou abaixo de 0°C no Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste e próximas ou abaixo dos 5°C no Extremo-Oeste, Oeste, Grande Florianópolis, Serrana, Alto Vale do Itajaí e parte do Litoral Sul.

Nas demais regiões, as mínimas variam entre 5°C e 11°C. Na terça e quarta, as baixas temperaturas ao longo de todo o dia combinadas aos ventos intensos fazem com que a sensação térmica seja ainda menor.

Pela intensidade e persistência do frio, o risco é alto para ocorrências associadas ao frio intenso nas áreas em laranja do mapa e moderado, nas áreas em amarelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *