Governador Carlos Moisés e primeira-dama do Estado, Késia Martins, marcaram presença na manhã deste domingo, dia 19, na Festa da Gastronomia que já reuniu mais de 30 mil pessoas
O desfile das 32 famílias colonizadoras de Nova Veneza marcou o início da programação da Festa da Gastronomia Típica Italiana na manhã deste domingo, dia 19. Com direito a muito vinho, queijo, cachaça, produtos coloniais e história as famílias deram show e encantaram o público.
Pela primeira vez, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés e a primeira-dama do Estado, Késia Martins, puderam acompanhar de perto o desfile e participar da Festa da Gastronomia.
“No primeiro ano de gestão houve o baile de máscara, o prefeito nos convidou não conseguimos vir porque estávamos focados na gestão, ajeitando a casa para que vivessemos os dias atuais. Depois veio a pandemia, dois anos que nos frustaram de comparecer aqui. Mas que bom que hoje pudemos estar aqui”, falou Moisés. “Junto com a Késia , que me acompanha, para prestigiar e até conhecer essa belíssima festa. Para nós é importante estar junto com as pessoas e ver as potencialidades que Nova Veneza tem”, completou.
Moisés conhecou a praça Humberto Bortoluzzi, a rua coberta e do coreto assistiu o desfile das famílias ao lado do prefeito Rogério Frigo, da primeira-dama de Nova Veneza, Neni Frigo e do vice-prefeito, Élzio Milanez e da segunda-dama, Nina Milanez. Moisés destacou a importância da festa que neste sábado, dia 18, chegou a reunir mais de 30 mil pessoas.
“A vocação turística da cidade se destaca também na festa, na gastronomia, enfim, na integração da região, dos municípios e visitantes. São milhares de pessoas de fora, de outros estados que visitam Nova Veneza, mais um ponto importante para destacar as potencialidades que temos aqui. A integração, essa festa familiar”, afirmou. “Para nós, para o Governo do Estado é importante estar presente, participando, incentivando e mostrando o que Santa Catarina tem de bom, de melhor que é o povo, sua gente com cultura e tradições”, ressaltou Moisés.
Governador cita projeto de canal para gôndola
Um projeto importante para incrementar o turismo de Nova Veneza, também, foi citado na fala do governador Carlos Moisés. A construção de um canal para dar mobilidade a famosa gônodola que fica exposta na praça central do município. O projeto está estimado em R$ 5 milhões e o prefeito, Rogério Frigo, o apresentou a Moisés.
“Nós estamos participando de projetos importantes através do Governo do Estado. Financiando projetos para destacar ainda mas essa cultura italiana que o município tem. O projeto importante que o prefeito nos apresentou para que essa gôndola, que é única na região, possa ter mobilidade e inclusive ser um atrativo a mais. Então o prefeito nos leva vários projetos e o Estado é parceiro para destacar ainda mais a potencialidade turística que tem Nova Veneza”, ressaltou Moisés.
Depois do desfile, Moisés deverá almoçar um prato típico da Festa da Gastronomia Italiana.
Veja a programação deste domingo, dia 19, abaixo:
9h – Desfile das Famílias
10h – Abertura da Praça de Alimentação
11h – Apresentação da Banda DALLAS (Coreto)
11h – Apresentação da CAMERATA DI VENEZIA (Palco Principal)
13h – Apresentação do Gaiteiro GUSTAVO ALMEIDA e Convidados (Palco Principal)
13h30 – Apresentação da Banda Italiana EXPRESSO D’ITÁLIA (Coreto)
15h – Apresentação da Banda ROBA DA CIODI (Palco Principal)
15h30 – Apresentação da Banda Italiana GIROTONDO (Coreto)
16h30 – Apresentação Coral OS PEQUENOS PEREGRINOS (Palco Principal)
17h15 – Apresentação do GRUPO FOLCLÓRICO ÍTALO BRASILEIRO NOVA VENEZA (Palco Principal)
17h30 – Orquestra Municipal de Urussanga (Coreto)
18h30 – Apresentação da Banda FAMÍLIA AZZOLINI (Palco Principal)
19h30 – Apresentação ANDDY CARDOZO e Banda (Coreto)
20h30 – Baile show com a Banda OS SERRANOS (Palco Principal)
23h – Encerramento Da Festa