CALENDÁRIO DE CONVENÇÕES
MDB DEFINIU IR COM CARLOS MOISÉS
As movimentações começaram na manhã de sábado (23) na Assembleia Legislativa com o início das convenções do MDB, para escolha entre as teses de ter candidato a governador – Antídio Lunelli, a vice-governador – Udo Dohler, e entre 2 pré-candidatos Senado – deputados federais Celso Maldaner e Rogério Peninha.
Apurados os votos, Dohler foi vencedor com 276 x 193 de Lunelli e será vice de Moisés (Republicanos). Celso Maldaner fez 262 x 205 de Peninha e foi indicado para vaga ao Senado, enquanto Rose Maldaner disputa cadeira a estadual e o jornalista Rafael Pezenti, assessor de Peninha, disputa caga a federal em seu espaço.
Antídio falou na tribuna que os prefeitos haviam sido comprados pelo governador Moisés, e que a bancada de deputados é uma bancada de traidores.
Ao final, inconformado, Lunelli, tenta impugnar a inscrição do ex-prefeito de Joinville na convenção. Não irá prosperar, por causa de um apego material. Tem documento informando a inscrição a pedido da bancada.
Ainda que passasse, seria uma tragédia maior tentar vencer no tapetão e achar que o MDB o seguiria nesta candidatura. Seria um candidato sem time. O mais sensato agora é buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa e esperar a próxima eleição para buscar candidatura própria a governador já que não haverá Moisés e Dohler não deverá ocupar este espaço.
Udo Dohler, depois de vencer as convenções foi esperar Moisés para entrarem juntos na convenção do Republicanos.
PREFEITO DE ORLEANS APOIA A MOISÉS
Com representantes de diversos partidos presentes à convenção do Republicanos, que oficializou a candidatura de Carlos Moisés à reeleição, foi o prefeito de Orleans, Jorge Koch – presidente da FECAM, quem discursou em nome dos 99 gestores municipais do MDB.
“Carlos Moisés, tu és governador porque as multidões te arrastam. O MDB não poderia falhar neste momento. Udo Döhler, de Joinville, muito obrigado por estar conosco. Eu não tenho dúvidas de que a vitória é nossa”, discursou Koch.
Koch é defensor do apoio a Moisés de longa data e, na convenção do MDB, votou pela aliança com o governador, o que acabou se concretizando.
Udo Döhler, empresário e ex-prefeito de Joinville, será o candidato a vice. Além do MDB, a convenção também teve discursos de prefeitos do Republicanos (Diogo Maciel, de Canelinha) Podemos (Mário Hildebrandt, de Blumenau), PP (Antônio Rodrigues, de Balneário Barra do Sul), PSD (Arão Josino, de Ascurra) e PSDB (Marcos Pedro, de Luiz Alves).
O ex-prefeito de Araranguá e ex deputado Manoel Mota (MDB), a deputada Paulinha (Podemos), e diversas autoridades passaram pelo evento.
MDB DA AMREC NÃO TERÁ CANDIDATO
Sem Karem Moura, que desistiu, pela primeira vez da história democrática, o MDB da região da Amrec não terá candidato a deputado estadual. Terá dois federais, Vampiro e Ada de Lucca. A notícia é boa para Tiago Zilli (MDB), que recebeu apoio do MDB de Criciúma em seu projeto em busca de uma cadeira na Alesc.
PODEMOS COM CARLOS MOISÉS
Mais cedo, sábado (23), na Assembleia Legislativa, o Podemos definiu que irá apoiar a reeleição do governador Carlos Moisés (Republicanos). Lançou chapa de deputados federais e estaduais, e deixou aberta a possiblidade de ter uma vaga ao Senado, para o deputado estadual Nazareno Martins, que abriu vaga para o filho Camilo Martins disputar cadeira no parlamento catarinense, ou então o deputado federal Rodrigo Coelho.
PSC COM MOISÉS