Defesa Civil e Gade estão realizando rondas durante a noite e madrugada devido ao frio intenso que ocorre no Sul catarinense
Com a onda de frio ocasionada por uma massa de ar polar, a Defesa Civil e os voluntários do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), realizam rondas desde quinta-feira, dia 18, em Içara. O intuíto é proteger os moradores em situação de rua das baixas temperaturas especialmente durante a noite e madrugada.
“Estamos buscando essas pessoas que estão de passagem nas ruas do município. Realizamos vistorias em viadutos, igrejas, pátio de postos de combustíveis e outros locais com maior vulnerabilidade social. Essa será mais uma noite de rondas. Permanecemos em alerta no restante do período de frio intenso para a continuidade das ações”, pontuou o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Içara, Vitor Cardoso Dutra
Os moradores em situação de rua são orientados e, posteriormente, são entregues cobertores, agasalhos e alimentos para eles que são fornecidos pela Secretaria de Assistência Social e também por voluntários do Gade. Durante as rondas, o grupo e a Defesa Civil tem encontrado basicamente pessoas que estão de passagem por Içara, uma vez que o município se encontra próximo a BR-101.
“É um momento difícil pois estivemos nas ruas e sentimos o frio intenso, especialmente para quem dorme exposto”, reforçou Dutra.