As 22 cooperativas de energia catarinenses celebram um marco importante para o seu desenvolvimento, conquistado nesta quarta-feira, 14 de setembro. A Assembleia Legislativa aprovou, e o governador em exercício, Moacir Sopelsa, sancionou, a Lei nº 18.516, que institui a Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia. A articulação e construção da Política, foi realizada pela Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina, a Fecoerusc.
Durante a audiência, o presidente da CEPRAG, Patrique Alencar Homem, disse que a assinatura trata-se de uma momento histórico. “Aqui nessa mesa estão presidentes e representantes de cooperativas que fizeram o papel do Governo lá atrás, quando há 50, 60 anos o Governo do Estado não tinha condições de levar energia aos recantos mais distantes de todas as nossas regiões, as cooperativas cumpriram com esse papel”, salientou.
“A Lei facilita a viabilização de projetos estruturantes nas cooperativas, como a construção de subestações, por exemplo. Com apoio governamental, fica mais fácil executar essas obras que tornam a cooperativa mais competitiva. É ganho pra ela e consequentemente para o cooperado”, explica Walmir Rampinelli, presidente da Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina, a Fecoerusc.