Foram anunciados secretários de pastas importantes como Fazenda, Saúde, Educação Administração e Casa Militar
Na manhã de segunda-feira (5), o governador eleito Jorginho Mello (PL) indicou os primeiros nomes das equipes que formarão seu governo a partir de 1º de janeiro. A divulgação ocorreu na sede da Defesa Civil, em Capoeiras, quando foram anunciados 11 nomes que integrarão o governo catarinense.
Segundo o chefe do Executivo eleito, a escolha foi técnica e qualificada. “São pessoas que eu acredito, pessoas de ficha limpa e de cara limpa, que podem contribuir efetivamente para que façamos um grande governo”, afirmou Jorginho Mello na apresentação. Ainda falta a definição de algumas secretarias, que devem ter seus líderes divulgados nas próximas semanas. Sete dos secretários nomeados estiveram presentes e acompanharam a divulgação.
O convite para a Secretaria da Fazenda aconteceu no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, conforme lembrou Cleverson Siewert, novo secretário da pasta. “Não tem outro lugar que impacta tanto a vida das pessoas como trabalhar no setor público, e acredito que este governo traz propósitos muito bons para os catarinenses. Fiquei muito feliz com o convite”, disse. Em sua atuação, o novo secretário prevê a junção de esforços pra trilhar um caminho comum. “Vamos compor a pasta entendendo argumentações de todos os lados, do governo, das secretarias e do setor produtivo. Este é o principal ponto que vejo para seguir adiante”, comentou.
Conforme especulações, o militar e deputado federal Coronel Luiz Armando Schroeder Reis, que não foi reeleito no pleito deste ano, vai assumir a Defesa Civil. De acordo com o novo secretário, já existe em Santa Catarina muitas ações de prevenção. “Também vamos seguir neste sentido. A Defesa Civil tem um propósito muito parecido com o Exército brasileiro, de braço forte e mão amiga. Não vamos descuidar um minuto e vamos incentivar a população a se precaver também neste sentido”, comentou.
A principal proposta para a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, que terá como secretário Valdir Colatto, é fomentar em Santa Catarina o cooperativismo e o sociativismo. “Aqui temos uma diversidade muito grande de produção, então nosso propósito é atuar no sentido de que esta produção esteja melhor organizada, com uma série de inovações neste sentido”, afirmou.
Ainda faltam ser nomeados os secretários para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, Secretaria Executiva do Meio Ambiente e Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina. As indicações devem ser divulgadas nas próximas semanas.
Moisés Diersmann – Secretaria de Estado da Administração
Atualmente, é o coordenador da transição do governo de Jorginho Mello. Foi vereador e prefeito da cidade de Luzerna, sua cidade natal, por dois mandatos. Possui especialização em administração pública e gerência de cidades pela Fatec, especialização em comunicação e marketing pela Unoesc e graduação em redes de computadores pelo Senai. Também possui graduação em tecnologia do empreendimento pela Unoesc.
Danieli Pinheiro Porporatti – Secretaria Geral de Governo
Atualmente, é a chefe de gabinete do escritório regional do senador Jorginho Mello e secretária executiva do Partido Liberal de Santa Catarina desde 2013. Natural de Xanxerê, no Oeste catarinense, é formada em administração pela Unoesc e cursou direito na Unisul. Também atuou como consultora na Secretaria de Estado do Planejamento entre 2011 e 2013.
Tenente-coronel José Eduardo Vieira – Casa Militar
Natural de Florianópolis, o tenente-coronel Vieira atua há 25 anos na PMSC. É bacharel em segurança pública, em direito, e possui duas pós-graduações na área de segurança pública. Também concluiu o Curso de Altos Estudos Estratégicos no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Já atuou na Casa Militar do governo estadual entre os anos de 2003 e 2018, quando foi ajudante de ordens do governador e chefe do cerimonial. Nos últimos quatro anos atuou na Casa Militar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Coronel Aurélio José Pelozato – Comando Geral da Polícia Militar
O coronel da Polícia Militar Aurélio José Pelozato faz parte da corporação desde 1992. É atualmente o Chefe de Estado Maior de Santa Catarina. Possui longo currículo dentro da instituição em especializações e é também instrutor de treinamento de novos policiais. Tem experiência na coordenação de situações de pronto emprego e ações em grandes eventos, como a ocupação da força nacional no Rio de Janeiro para realização das Olimpíadas de 2016.
Próxima secretária de saúde, Carmen Zanotto, tem experiência na área – Foto: Divulgação/ND
Carmen Zanotto – Secretaria do Estado da Saúde
Graduada em enfermagem e obstetrícia, tem especialização em administração hospitalar, saúde pública, recursos humanos e formação em políticas para primeira infância na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Atuou como enfermeira, diretora de enfermagem, secretária municipal de Saúde, secretária e adjunta da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina em diversos períodos. Como parlamentar, integrou o legislativo lageano como vereadora e atualmente deputada federal. É considerada uma das pessoas que mais entende das políticas públicas de saúde no Brasil. Em 2022, Zanotto foi a principal parlamentar na luta e aprovação do piso nacional da enfermagem.
Coronel Armando – Defesa Civil
Luís Armando Reis, conhecido como Coronel Armando, é formado em educação física pela Academia Militar das Agulhas Negras e possui graduação em direto pela Unisul. Tem especialização em ações de defesa do cidadão em situações de desastre. É oficial da reserva do Exército brasileiro e se aposentou depois de 30 anos de atuação. Nasceu e cresceu no Rio de Janeiro, mas mora há mais de 20 anos em Joinville. Na última legislatura, foi deputado federal por Santa Catarina e tentou a reeleição. Hoje é primeiro suplente de deputado federal pelo Partido Liberal.
Coronel Armando é oficial da reserva do Exército e se aposentou depois de 30 anos de atuação – Foto: Divulgacão/TSE/ND
Cleverson Siewert – Secretaria de Estado da Fazenda
Engenheiro civil formado pela UFPR e pós-graduado em marketing e gestão empresarial pela FGV/RJ, iniciou a carreira na Tigre Tubos e Conexões. Siewert já ocupou a pasta estadual da fazenda, quando tornou-se o Secretário de Estado da Fazenda mais jovem do país, aos 33 anos, e operou uma transformação na Celesc, como diretor, conselheiro e presidente da companhia. Atualmente, dirige uma empresa que atua com comércio exterior, finanças, imóveis e energia.
Vânia Franco – Secretaria Executiva de Articulação Nacional
Vânia trabalha com Jorginho Mello desde 2011 como chefe de gabinete em Brasília como deputado federal e senador da República. Cursou gestão pública na Universidade Paulista e possui especialização nas áreas de tramitação legislativa e gestão orçamentária. Atualmente, Vânia atua nas áreas de relação institucional do poder legislativo com o governo federal e ministérios.
Valdir Colatto – Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
Com experiência na vida pública como deputado federal, Valdir Colatto é referência estadual e federal na área do agronegócio. Formou-se em Engenharia Agrônoma pela UFPEL (Universidade Federal de Pelotas). Foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e responsável pela aprovação do Código Florestal Brasileiro, com projeto de lei de sua autoria. Em 2019 assumiu, juntamente com a ministra Tereza Cristina, a direção geral do Serviço Florestal Brasileir, quando foi trabalhada a implementação do Código Florestal Brasileiro, e desempenhou importante papel na pasta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento até 2021.
Aristides Cimadon – Secretaria de Estado da Educação
Aristides Cimadon é reitor da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina) e reeleito para a gestão 2020-2024. Também vá atuou como presidente da Acafe e professor titular na Unoesc. Tem graduação em filosofia e pedagogia pela Universidade de Passo Fundo e bacharelado em direito pela Unoesc. Também tem mestrado em educação pela PUC-RS, mestrado em direito pela UFSC e doutorado em ciência jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Atuou previamente também como conselheiro estadual de educação e membro do Conselho para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Também é Conselheiro Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior (2020 a 2024).
Márcio Vicari – Procuradoria Geral do Estado
Márcio Vicari é advogado e formado pela UFSC. Atua em Florianópolis desde 1994 e atualmente é vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina. Possui mestrado em direto civil e já atuou como professor de direito em diferentes universidades do Estado.