Reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para presidência é dada como certa depois de acordo feito para viabilizar a votação da PEC do novo governo. Deputada de SC é cogitada para cargo na mesa

Mesmo em recesso, deputados federais articulam nova mesa diretora da Câmara. São sete cargos titulares: um presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários e quatro suplentes de secretário. Por meio de um acordo feito ano passado com o novo governo para votar e aprovar a Pec da Transição, a reeleição de Arthur Lira, atual presidente, é dada como certa. A disputa segue para demais cargos, principalmente a 1ª vice-presidência.

As duas maiores bancadas, PT e PL, querem a vaga. Normalmente, a representatividade política garante os melhores cargos, e estar na função traz a oportunidade de participar de reuniões importantes como a de líderes, onde são definidos o que será discutido e votado com prioridade, ou seja, a pauta da casa.

“A função garante acesso a mais informações e mais cargos de confiança. Para o estado, em determinadas discussões, o parlamentar que ocupa esse espaço na mesa pode fazer prevalecer ou preservar interesses do seu estado. Mas a questão federativa não está como prioritária, o que define é a força política”, explica o cientista político Leandro Gabiati.

O deputado petista de Santa Catarina, Pedro Uczai, afirmou que a indicação do partido para 1ª vice-presidência é a deputada Maria do Rosária do Rio Grande do Sul. “Essa é a nossa reivindicação porque vamos compor a maioria em um bloco que garanta governabilidade ao presidente Lula e pacifique o espaço do parlamento”, afirmou o deputado.

PUBLICIDADE

A deputada Caroline de Toni (PL-SC) foi mencionada pelo colega de partido, o deputado eleito Jorge Goetten como possível indicação para a vice-presidência da casa, mas ainda está em negociação. A posse dos deputados e senadores está marcada para 1º de fevereiro e logo será realizada as indicações e votação para os cargos.

Até o fechamento da reportagem, a deputada Caroline de Toni não tinha se posicionado sobre a possível indicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *