Ainda existem pontos de alagamento em Turvo, após temporal deste domingo, dia 29, que deixou centenas de casas alagadas
Após grandes danos e cerca de 80% do município afetado pelo temporal deste domingo, dia 29, a Prefeitura de Turvo decretou situação de emergência. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município na manhã desta segunda-feira, dia 30. O Centro de Eventos da cidade chegou a ser transformado em abrigo e receber cerca de 20 pessoas que estavam desabrigadas. Com o baixar das águas, nesta segunda não há ninguém mais no local.
“Não temos famílias hoje no Centro de Eventos. Utilizamos dois ônibus da Educação para prestar auxílio e retirar as família. Muitos já foram para suas casas ou para casas de parentes e conhecidos. Temos apenas um caso que a pessoas está desabrigada, então colocamos no hotel aqui da cidade”, comenta o prefeito de Turvo, Sandro Cirimbelli.
Segundo ele, equipes da prefeitura já iniciaram a limpeza nas ruas e locais afetados pelos alagamentos ocasionados pelo temporal. “Já começamos a limpeza das ruas, as equipes estão trabalhando. Temos ainda alguns pontos alagados ainda na Avenida Municipal, SC-285. Choveu muito, foram 218 mm. Nosso sistema hidráulico não deu conta”, destaca o prefeito.
Famílias tiveram que passar a noite fora de casa
Com diversas ruas e casas alagadas, o domingo, dia 29, foi de muita apreensão e medo. Pessoas tiveram que ser resgatadas em diversas localidades pela Defesa Civil municipal e Corpo de Bombeiros. Na noite de domingo, haviam 20 pessoas desabrigadas, 80 desalojadas e cerca de 9 mil pessoas afetadas por alguma ocorrência relacionada ao temporal. Rapidamente, o Centro de Eventos Íris Olivo foi transformado em abrigo e onde as pessoas passaram a noite.
As águas continuam baixando e famílias que passaram a noite fora de suas residências começam a voltar para casa. Ainda existem alguns pontos de alagamentos no município. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec) está organizando os trabalhos de restabelecimento e limpeza urbana. Uma reunião com o Prefeito , Compdec e Assistência Social até o final da manhã irá decidir sobre a solicitação de ajuda humanitária. Coordenadoria Regional da Defesa Civil (Coredec) está acompanhando a situação e orientando. Ainda hoje o Coredec estará presente no município de Turvo”, comenta o coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.
Ainda no domingo, o Corpo de Bombeiros de Turvo formou três equipes para os atendimentos das ocorrências, sendo necessário o reforço de dois bombeiros de Araranguá. Na Rua Rui Barbosa, no Centro, eles atuaram na retirada de duas mulheres, dois bebês de colo e um cachorro de uma casa com a utilização de uma canoa da propriedade. Já na Rua Ézio Bento, bairro São Luiz, os bombeiros auxiliaram na retirada de um casal de idosos de uma casa.
Já na localidade de Cidade Alta, na Rua Luiz Sílvio Toneto um veículo parada na pista foi retirado por solicitação da Defesa Civil. Na Rua Luis Miro Fascin, no Centro, os Bombeiros, também, auxiliaram na retirada de um homem e uma mulher que estavam ilhadas dentro de um carro. Na Rua Professora Virgínia Cechinel uma mulher sofreu um queda e estava com sinais de luxação no cotovelo, ela foi encaminhada para o Hospital São Sebastião, em Turvo.
Cerca de 1 metro de água nas casas
O levantamento inicial da Defesa Civil aponta que 80% de Turvo tenha sido afetada pelo forte temporal. Foram centenas de casas alagadas com cerca de 1 metro de água dentro delas.
“Ocorreu a extrapolação da capacidade de drenagem, o que levou a ocorrência de alagamentos com cerca de 1 metro de água em residências. Também foi registrado ocorrências de enxurradas associadas”, comenta Rosinei.