Artefato foi localizado por um pescador às margens do Rio Itoupava nesse domingo, dia 19
Depois de horas de trabalhos, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar, concluiu a operação para retirada do possível explosivo encontrado em Ermo. O objeto foi localizado por um pescador às margens do Rio Itoupava, na tarde desse domingo, dia 19. O objeto ficou no chão do carro do pescador, em frente ao prédio da Câmara de Vereadores, onde aguardou a chegada da equipe Antibombas do Bope de Florianópolis. O fato atraiu muitos curiosos, que se mantiveram no local, fora da área de isolamento feita pela PM, até a chegada do Bope.
Por volta de 21 horas, duas viaturas, uma com a equipe do Esquadrão Antibombas do Bope e outra com um robô, chegaram em Ermo para averiguar o artefato. A área de isolamento foi aumentada. Carros e veículos que estavam estacionados próximos da Câmara foram retirados do local e o Esquadrão iniciou a operação. Por volta de 23 horas, o robô do Bope pegou o artefato e levou para detonar em um lugar seguro. A operação terminou por volta da meia-noite, com toda a segurança para a população ermense. O Diretor de Defesa Civil, Eliomar Costa Helena e o Prefeito Paulinho Della Vecchia acompanharam a ocorrência. Para o Prefeito Paulinho, a atitude do pescador em retirar o morteiro de 90 milímetros, considerado de potencial explosivo alto, foi de um herói.
“Esse jovem salvou muitas vidas de uma possível tragédia, Deus o usou como um anjo. Fica nosso reconhecimento ao pescador e aos policiais da PM e Bope pelo pronto atendimento, bem como o Corpo de Bombeiros de Turvo”, destaca o prefeito de Ermo, em entrevista ao jornalista Jorge Pimentel.
Veja vídeo do momento da retirada do artefato:
Texto: Jorge Pimentel