24ª Marcha dos Prefeitos acontece esta semana em Brasília e traz temáticas importantes do movimento municipalista. Entre os temas em discussão, a reforma tributária e a busca por uma Educação de qualidade nas escolas públicas municipais. As discussões se estendem até a quinta-feira (30). Com o tema “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”, esse é o maior evento em defesa da causa municipalista do país. No painel da educação, o debate se amplia para o financiamento da educação municipal, programas federais, creches, piso do magistério, além do Fundeb. Especialistas ressaltam que a troca de informações e experiências entre os prefeitos e secretários de Educação é fundamental para que o ensino público avance no Brasil. É preciso falar sobre o financiamento da Educação de qualidade e as muitas possibilidades de transformação social oferecidas pelo processo de ensino e aprendizagem no país. A Marcha dos Prefeitos é promovida anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), sempre em Brasília, no Distrito Federal. O encontro trata de assuntos relacionados à administração e gestão municipais, promovendo diálogos com membros da sociedade civil organizada e representantes do governo federal e do Congresso Nacional.

Segurança nas escolas: Chapecó sai na frente em Santa Catarina

Escolas de Chapecó instalam portas giratórias / Foto: Ascom PMC

Na manhã do dia 4 de maio de 2021, Fabiano Kipper Mai, 19 anos, entrou em uma creche no município de Saudades e, com uma adaga — espécie de espada —, golpeou fatalmente duas professoras e três bebês. Outra criança, também com menos de dois anos, foi socorrida a tempo de se recuperar. Neste dia, estive pessoalmente no local. Uma tragédia inexplicável. A partir de então, o pensamento de alguns gestores passou a ser a ampliação da segurança nas escolas para evitar possíveis atos do gênero, no futuro. Em Chapecó, o prefeito João Rodrigues (PSD), anunciou novos investimentos. Licitou a compra de portões eletrônicos e detectores de metal, inicialmente, para 12 unidades escolares. Além disso, através de convênio do Governo do Estado, o Município pretende contratar para cada escola um segurança. Com esses investimentos, Chapecó passará a ter 17 estabelecimentos de ensino com detector de metal e porta eletrônica para dar segurança aos pais e professores. Chapecó saiu na frente e já instalou no início desse ano, equipamentos em cinco escolas, para trazer segurança para professores e alunos, além de sossego para os pais. Segundo o prefeito, o detector de metal e porta eletrônica ajudam e resolve o problema, pois dificulta o acesso, atrasa a ação de bandidos, pois dificilmente eles conseguirão entrar em um estabelecimento.

Treinamento

Prefeito de Chapecó, João Rodrigues / Foto: redes sociais

Ainda de acordo com o prefeito João Rodrigues, os profissionais que atuam nas escolas também passarão por treinamento para que estejam devidamente preparados para atuarem em caso de eventualidades. Além disso, a intenção do município é contratar policiais aposentados, para que voltem a ativa e atuem na segurança e cuidado das escolas. Para tanto, trabalha buscando conveniar com o Governo do Estado, para tornar a ideia uma prática e que pode trazer muitos benefícios à comunidade. A Secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, ressaltou que a segurança nas escolas é uma preocupação constante, especialmente pelos casos que são registrados em outros municípios, estados e países. “É uma preocupação não só dos profissionais da educação, mas das famílias e da comunidade. Precisamos estar prevenidos”, comentou. O Município de Chapecó vem fazendo o possível para evitar atos, como o que ocorreu na última terça-feira (27), quando uma professora morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas após serem esfaqueadas em uma escola da Zona Oeste da capital paulista na manhã da terça-feira (27). O agressor, um aluno de 13 anos, foi apreendido após ser imobilizado e desarmado por duas professoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *