A Secretaria de Saúde de Praia Grande confirmou nesta terça-feira, 16 de maio, dois casos de dengue no município. Trata-se de duas mulheres de 53 e 59 anos, ambos considerados casos importados, elas adquiriram fora do município. Elas apresentaram os sintomas da doença no início de maio e foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Os diagnósticos foram confirmados por exames laboratoriais.
A Secretaria de Saúde informou que está realizando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, na região onde as pacientes residem. Entre as medidas estão a vistoria de imóveis, a eliminação de possíveis criadouros e a orientação aos moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.
A dengue é uma doença viral que pode causar febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, manchas vermelhas na pele e sangramentos. Em casos graves, pode levar à morte. A prevenção é feita evitando o acúmulo de água parada em recipientes como pneus, garrafas, vasos e caixas d’água.
A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas que apresentarem os sintomas da dengue procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível para receber o tratamento adequado. Também recomenda que os moradores colaborem com as equipes de saúde e permitam a entrada dos agentes nas residências para realizar as vistorias. Não dê espaço para o mosquito. Tampe caixas d’água, limpe calhas e mantenha a dengue longe da sua casa.