O Governo do Município de Maracajá, por meio do Departamento de Saúde, informa que a vacinação contra a gripe foi estendida para toda a população com mais de 6 meses de idade.
A diretora de Saúde de Maracajá, Michele Gonçalves, explica que a primeira etapa da campanha era focada nos grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes e profissionais da saúde. Mas, como já era esperado, o Ministério da Saúde liberou a vacinação para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade.
Segundo a diretora Municipal de Saúde, Michele Gonçalves, todas as vacinas previstas no calendário nacional podem ser aplicadas no mesmo dia, sem a necessidade de intervalo entre imunizantes diferentes. “As pessoas podem aproveitar a oportunidade para colocar a carteira de vacina em dia, inclusive fazer a imunização Bivalente da Covid-19”, explica.
A vacinação acontece no Centro Municipal de Atendimento à Saúde (CEMASAS), das 7h às 16h, sem fechar ao meio-dia. Para se vacinar, é necessário que a pessoa apresente documento com foto, cartão do SUS e cartão de vacina. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Até o momento Maracajá soma 985 doses aplicadas contra a Influenza.
Prevenção
A melhor forma de se prevenir contra a gripe e suas complicações é a vacinação anual. Ela é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves de óbitos por gripe.
Além da vacina, a diretora de Saúde de Maracajá também destaca algumas dicas para evitar o contágio. “A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
A orientação é adotar cuidados simples para a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas”, concluiu.
É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico.