Foi relançada na noite desta quarta-feira (24) a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O grupo, composto por 14 deputados, tem como objetivo apoiar, incentivar e assistir estudos de interesse social e econômico e político referentes ao setor.
O coordenador do grupo, deputado José Milton Scheffer (PP), lembrou que a Frencoop é uma das mais antigas frentes parlamentares da Alesc, com mais de 30 anos de atuação. Um dos pioneiros no lançamento da frente, o ex-deputado Odacir Zonta, participou da solenidade de relançamento, realizada num restaurante na região continental de Florianópolis.
“Vamos dar sequência a um trabalho que já é desenvolvido há 30 anos da
Assembleia, de servirmos como uma ponte entre o cooperativismo e o poder público, articulando junto ao Poder Executivo para potencializarmos ainda mais esse sistema cooperativista catarinense, que é referência no Brasil”, afirmou Scheffer.
Ele adiantou que entre as pautas da frente está a reivindicação por investimentos do Estado nas cooperativas de eletricidade rural, que desempenham um papel essencial para o fornecimento de energia em várias regiões de Santa Catarina, além da redução da carga tributária para o setor.
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Luiz Vicente Suzin, afirmou que o relançamento da frente é um momento importante para o cooperativismo. O dirigente destacou que o setor apresenta crescimento mesmo em momentos de crise porque conta com o empenho de seus associados e com o apoio da Assembleia, por meio da frente parlamentar.
“Só no ano passado, o cooperativismo catarinense teve um crescimento de 22%. Mais da metade da população catarinense está ligada ao setor”, comentou Suzin. “Isso ocorre graças a essa união de esforços e a esse trabalho formidável realizado pela Frencoop.”