Você conhece o ”Teste da Mãe Catarinense ou Teste da Mãezinha”? Ainda não? Então nos acompanhe nesta matéria, para saber tudo sobre este teste que é disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Araranguá e que ainda é uma novidade para muitas mães.
Este é um exame feito a partir da gota de sangue coletada no primeiro trimestre de gestação, para saber se a gestante é portadora de alguma doença sanguínea. O nome do exame é eletroforese de hemoglobina, conhecido como Teste da Mãe Catarinense ou Teste da Mãezinha.
O seu procedimento é bem simples, com apenas um furinho no dedo é coletado algumas gotas de sangue que servirão para detectar hemoglobinopatias, como a anemia falciforme – em que os glóbulos vermelhos assumem o formato de foice, causando dor e lesão de órgãos. Até mesmo, infecção e parto prematuro.
As pacientes com traço falciforme são gestantes de risco e que também, podem transmitir o traço da doença ou até mesmo, a própria anemia falciforme para feto. Desta forma, o objetivo do teste é detectar a doença precocemente nas gestantes.
O tratamento da falciforme deve ser realizado por toda a vida, porque estes pacientes podem apresentar infecções frequentes, e é feito com o uso de medicamentos. Araranguá atende em média de 30 a 40 gestantes mensalmente. Então mamães, não deixem de fazer este teste, ele é muito importante para você e para o seu bebê.
O teste é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Atualmente, ele é realizado na sala localizada na rua Irineu Bornhausen, n° 26, Centro – próximo ao terminal rodoviário.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO