Praia Grande tem uma característica ambiental muito peculiar. Da Serra Geral descem inúmeros rios, riachos e arroios. Na planície, em sua maioria se encontram para abastecer o principal rio entre eles, o rio Mampituba. A água é substancial para a ocorrência da vida na Terra, sem ela, praticamente nada que é vivo existe, e aí que recai a obrigação de todos em proteger os percursos de rios, lagos, etc.
Para que esses mananciais sejam preservados depende de uma série de equilíbrio. A começar pela preservação das nascentes, a manutenção da mata ciliar e sobretudo, não conectar esgotos no seu curso e mantendo-os livres de qualquer tipo de lixo e descartes sólidos.
Ao longo dos anos 1990 houve uma série de mutirões, organizados por grupos de praiagrandenses para efetivarem a retirada de lixos. Todos os arroios que cruzam a cidade tiveram intervenção dos mutirões. Só no arroio Malacara, que é um dos rios mais importantes de Praia Grande, sendo ele, oriundo das nascentes do canyon Malacara, foram retiradas toneladas de resíduos. As ações além de efetivar a limpeza, era também, conscientizar os moradores com relação aos cuidados básicos com o meio ambiente, principalmente, relacionado ao curso dos rios.
As escolas foram envolvidas tendo a participação de professores e alunos. A prefeitura municipal contribuiu com funcionários e também com equipamentos e veículos. A igreja católica aproveitando as ações, junto a procissão de corpus christi expôs os resultados das ações, mostrando a quantidade de lixo retirada dos arroios. Um cartaz com os dizeres: “Arroio Malacara pede socorro. Ele é meu, ele é seu, ele é nosso” estava exposto ao lado da grande quantidade de lixo.
Campanhas assim, são de extrema necessidade para conscientizar as novas gerações. E também, para retirar resíduos que pessoas mal avisadas ainda insistem em largar ao longo dos rios.
🎞️Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
📸Fotos: Acervo da Secretaria Municipal de Cultura.
📝Redação: Frank Cardoso Lummertz.