A honraria, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, foi concedida por meio de lei estadual sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL) durante a solenidade.
“Esse título aumenta a minha responsabilidade como brasileiro, dado por um estado que tem uma significação extraordinária no cenário nacional”, afirmou Temer, em discurso durante a sessão solene. “Espero honrar esse título. Se eu puder muito modestamente praticar algum ato que ajude Santa Catarina, ficarei muito honrado.” O homenageado agradeceu ao povo catarinense e aos deputados pelo reconhecimento. “É um gesto de delicadeza extraordinária do povo, já que a Assembleia representa o povo”, disse.
Proponente do projeto de lei que resultou na homenagem, juntamente com a bancada do MDB na Alesc e deputados de outros três partidos, o presidente da Assembleia, deputado Mauro de Nadal (MDB), disse que o título é uma maneira formal de agradecer Temer pelas contribuições para o estado e para o país.
“O presidente Temer é um brasileiro comprometido com o nosso país, que sempre prezou o entendimento e a capacidade de articulação como qualidades para a solução de questões que envolvam os grandes interesses da sociedade brasileira”, declarou. “O sempre presidente tem o reconhecimento de Santa Catarina e dos catarinenses. É um reformador, administrador moderno, que buscou estabilizar a economia no curso de uma conjuntura turbulenta.”
Nadal elencou alguns dos feitos de Temer, enquanto ocupou a Presidência de República, entre 2016 e 2018. Entre eles, está o processo de concessão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, considerado, atualmente, um dos melhores do país. Várias autoridades estaduais participaram do ato na Alesc.
📸 @brunocollaco @vicente_schmitt @rodolfozespinola