Encontro, que contou com a presença de lideranças políticas e empresariais, tratou de temas como Reforma Tributária e infraestrutura

Lideranças empresariais e políticas da região Sul do Estado juntaram-se aos diretores da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na reunião de diretoria desta última segunda-feira, 25, que contou com a presença do senador Esperidião Amin. Em pauta, a Reforma Tributária e demandas da região, sobretudo, relacionadas à infraestrutura.

Em visita à sede da entidade, o parlamentar fez uma apresentação sobre a Reforma Tributária, iniciando pela tramitação da PEC 45/2019. Aprovado pela Câmara dos Deputados em julho, o texto está no Senado desde o início de agosto e já recebeu mais de 230 emendas, incluindo 17 de Amin.

“Defendo uma reforma há mais de 30 anos, mas tenho preocupações em relação a essa proposta: se realmente vai simplificar o sistema de tributação, descentralizar e não aumentar a carga de impostos. Nas prefeituras, há uma preocupação muito grande sobre a autonomia das receitas”, pondera o senador catarinense.

“Por exemplo, sou contra a criação do Conselho Federativo, porque fere o Pacto Federativo, retira prerrogativas do Senado e do Congresso Nacional e dá um poder excessivo para órgãos gerenciais e operacionais”, analisa.

Para Amin, a discussão da reforma se dá em um cenário de muitos desafios. “Mas não se discute sua importância. Dificilmente teremos um assunto mais importante para discutir este ano”, considera.

“Parabenizo a Acic pela reunião, muito representativa. A presença do senador aqui vale muito mais do que várias idas para Brasília. Com relação à Reforma Tributária, tenho uma preocupação muito grande. Em 2021, de tudo que pagamos de impostos, 67% foi destinado ao Governo Federal, 27% ao Estado, 7% foi o que ficou no município”, comenta o prefeito Clésio Salvaro, também presente na reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *