Cidades como Rio do Sul, Tubarão, Blumenau e Lontras foram as mais afetadas neste período de chuva
Após as chuvas intensas que atingiram o Estado, 12.289 pessoas estão desabrigadas, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) nesta terça-feira (10).
Distribuídos em 67 cidades, o Estado já contabiliza 168 abrigos para atender a demanda emergencial. Cidades como Rio do Sul, Tubarão, Blumenau e Lontras foram as mais afetadas, concentrando o maior número de abrigos.
Em Rio do Sul, são 22 locais destinados ao acolhimento de famílias afetadas pelas chuvas, com 1.285 pessoas atualmente abrigadas. Estimativas apontam que cerca de 4.087 residências foram atingidas por alagamentos na cidade, deixando aproximadamente 11,8 mil pessoas desalojadas. Por sua vez, Tubarão conta com 10 abrigos, Blumenau com nove e Lontras com oito.
Para quem deseja ajudar, o governo do Estado indica a necessidade de doações de alimentos, água, itens de higiene, colchões, roupas de cama, travesseiros e cobertores. A recomendação é que as pessoas entrem em contato com os órgãos oficiais dos municípios afetados para saber como podem contribuir de maneira mais efetiva.