Quem gosta de ter velhas e boas lembranças da cidade, certamente, vai se lembrar do saudoso salão paroquial de Praia Grande, localizado exatamente onde encontra-se o salão atual. É verdade que o antigo salão era menor que o atual, mas sua arquitetura era única e principalmente sua fachada simpática, chamava a atenção. Tinha um estilo arquitetônico neocolonial, uma tendência de construções que invadiu o Brasil a partir da década de 1930 e durou como tendência arquitetônica até aproximadamente os anos 1960.
Os grandes responsáveis pela edificação foi a dupla de irmãos sacerdotes Frei Protásio e Gervásio. Em Praia Grande, o Frei Protásio chegou em 1956, e o Frei Gervásio em 1958, permaneceram até o ano de 1976. Durante esse tempo contribuíram para o desenvolvimento da cidade, entre suas obras, esteve a construção desse salão paroquial. Chegando em Praia Grande, uma das primeiras ações realizadas pelos irmãos, foi a compra do antigo Hospital do Doutor Paim para a instalação da Casa Paroquial. Logo em seguida deram início às obras do Salão Paroquial e do hospital.
No ano de 1963 iniciaram os canteiros para a construção da Igreja, que viria a ser uma das mais belas e maiores de Santa Catarina. Na virada de 1990 para os anos 2000, o antigo salão sofria com a sua estrutura velha e na primeira década do século XXI foi derrubado e substituído pela atual edificação. Nas fotos observa-se imagens dos primeiros anos do salão e também fotos da década de 1980.
🎞️Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
📸Fotos: Lions Club Praia Grande; Clicengenharia; Dona Lélia; Acervo Municipal.
📝Redação: Frank Cardoso Lummertz.