Áreas de instabilidade, uma frente fria e a circulação marítima: motivações que levaram municípios a registrarem mais de 100 mm de chuva em apenas um dia
Entre a tarde de segunda-feira (27) e a madrugada desta quarta-feira (29), áreas de instabilidade, uma frente fria e a circulação marítima resultaram em chuvas históricas afetando especialmente a Grande Florianópolis e o Litoral Norte de Santa Catarina, incluindo Itajaí e Balneário Camboriú. Em Itajaí, foram registrados 156 mm de chuva, equivalente à precipitação esperada para um mês inteiro, em apenas dois dias. Em Balneário Camboriú e Brusque, os índices foram de 137 mm e 100 mm, respectivamente.
Após os episódios de deslizamentos, desabamentos e alagamentos, a previsão é de melhora no clima. Um ciclone sobre o oceano, na altura de Santa Catarina, deve afastar as áreas de instabilidade para o mar, trazendo períodos de sol até domingo (3). Segundo Sergey Araújo, professor responsável pelo Labclima, a semana será marcada por dias com alternância entre céu nublado e períodos ensolarados, com chances de nevoeiros ocasionais e pancadas de chuva ao final da tarde e à noite, principalmente no sábado (2) e domingo.
Quanto às temperaturas, elas entrarão em uma tendência crescente a partir desta quarta-feira, com máximas próximas a 29°C e, de quinta-feira (30) a domingo, variando entre mínimas de 19°C a 21°C e máximas de 30°C a 33°C. A próxima semana deverá ter temperaturas mais baixas e condições climáticas mais nubladas com chuvas diárias.
Os ventos serão variáveis, com predominância das direções sudoeste e sudeste, e intensidade variando entre calmaria e brisa leve, com rajadas moderadas a fortes que podem ultrapassar os 30 km/h até domingo. Nas praias, as ondas oscilarão entre as direções leste e sudeste, com tendência de diminuição a partir de quinta-feira, conforme esclarece Sergey.