O Orçamento do Estado para 2024 foi aprovado pela Assembleia Legislativa. Para o próximo ano, o governo de Santa Catarina projeta um total de 48 bilhões de reais em receitas e despesas, um aumento de 8,9% em relação a 2023. O texto apresenta uma previsão de quanto o Estado vai arrecadar e o quanto pretende gastar no ano seguinte, além de indicar a estimativa de recursos para Tribunal de Justiça, Ministério Público, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e Udesc.
Somente para a área da educação a proposta prevê um total de R$ 9,6 bilhões. Já para os serviços de saúde, o texto estabelece um repasse de mais de R$ 5,2 bilhões. A matéria foi aprovada com mais de 2,5 mil emendas, sendo 2.371 emendas parlamentares impositivas, que contemplam obras e ações sugeridas pelos deputados estaduais.
E o Plenário também aprovou o Plano Plurianual do Estado, o PPA. Na prática, o texto estabelece um plano de metas que o governo pretende cumprir de 2024 a 2027, servindo de base para as leis orçamentárias anuais catarinenses no período.
As duas propostas ainda precisam da sanção do governador para virarem leis estaduais em Santa Catarina.