As autoridades recomendam que as pessoas evitem áreas de risco e busquem abrigo durante os temporais
A cidade de Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi atingida por fortes chuvas no final da tarde desta quinta-feira (11), acumulando 78 mm de precipitação em apenas uma hora, de acordo com informações da Defesa Civil do município. O temporal começou por volta das 18h.
Em resposta às condições climáticas extremas, a Defesa Civil da cidade elevou o Plano de Contingência para o Alerta Laranja às 18h30. Essa medida foi adotada devido ao alto volume de chuva.
O aumento do Plano de Contingência para o Alerta Laranja permite a mobilização de outras unidades da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, além da Defesa Civil, caso seja necessário prestar assistência à população.
As chuvas intensas causaram alagamentos em várias ruas da cidade, e uma queda de energia afetou a região Norte de Santa Catarina, deixando quase 60 mil imóveis sem eletricidade em cinco municípios: Joinville, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Schroeder e Garuva.
A população foi orientada a comunicar casos de urgência e emergência à Defesa Civil pelo telefone 199 e aos Bombeiros Voluntários pelo 193.