É no mínimo icônico o anômalo meus caros leitores e amigos, São João do Sul um município tradicional da região do Vale do Araranguá não ter tido as suas tradicionais festas Natalinas agora em finais de 2023. E como bem sabemos festas tradicionais são imutáveis independente de gestão de situação de verbas ou de fé.
Assim como temos observado que à secretaria está ausente do município há alguns meses sabe-se lá se a intenção não anda por algum cruzeiro marítimo pelo oceano ou fazendo turismo, sabe-se lá com que recursos financeiros né? Para apimentar mais a desumanidade do Serviço Público local hoje pela manhã me reparei com cidadão humilde tentando retirar seus documentos de identidade e sendo tratado de forma muito singular e muito mal educada, um cidadão que precisa de um simples documento de identidade para tirar os seus proventos junto a rede bancária e novamente aqui cito: uma simples carteira de identidade e não um passaporte.
Creio ter algo errado, parece que voltamos ao antigo império romano que não era tão cruel quanto a república brasileira. Seis Partidos na gestão e deu certo ou não deu certo? Sabemos que muitas vezes o que importa é a pergunta e não a resposta mas a comunidade de São João do Sul tem o discernimento suficiente para entender e responder.
Pois é de fato que realmente não só as pessoas, mas a gestão pública parecem que seguem a mercê de suas próprias razões e esse é o sinônimo do anti-liberalismo evento que vimos lá na Revolução Francesa.
A pergunta é: Será necessário que a nossa sociedade retrocesso até o Século 18 para poder avançar? Cabe a nós comunidade que estamos nos empenhando decidirmos pelo melhor e o melhor não é o retrocesso no retornando ao Século 18, Devemos aprender com a história e não repeti-la, precisamos avançar com dignidade com verdade e com transparência.