O turismo da Georrota Cânions do Sul reuniu representantes dos sete municípios do Geoparque Mundial da Unesco e do Sebrae, na manhã da última quarta-feira (31), no auditório da Ceprag, em Praia Grande. Foi apresentado um balanço das ações do setor até o momento, a projeção de iniciativas para 2024 e também o resultado da pesquisa de identidade e demanda turística da região que compreende a Georrota.
O prefeito de Praia Grande e presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, Elisandro Machado (Fanica), destacou o engajamento dos empreendedores do trade turístico e falou de uma das principais metas para 2024. “Queremos regularizar o maior número de empreendimentos possível junto ao Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Isso fortalece o segmento na prestação de seus serviços, na divulgação e visibilidade no mapa turístico do Brasil e do mundo”, disse Fanica. O prefeito também destacou a conquista recente do primeiro convênio internacional junto ao Geoparque Comarca Minera, do México.
Foram apresentadas as ações dos quatro Grupos de Trabalho (GTs) da Georrota: Turismo Rural, Balonismo, Hospedagem e Alimentação e Promoção Turística de Receptivos. Entre as projeções dos GTs para 2024 estão lançar um roteiro rural até maio, regulamentar o balonismo como atividade comercial, workshops e seminários. “O engajamento dos empreendedores que fazem parte da Georrota tem impulsionado a divulgação do nosso destino e mostrado todo o potencial que temos enquanto região. A identidade geológica é o nosso principal diferencial”, ressaltou o diretor executivo do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, Gislael Floriano.