Ao todo, são mais de 80 desabrigados em todo o Estado nesta segunda-feira, dia 15
As fortes chuvas que atingem a região litorânea de Santa Catarina desde a última quarta-feira, dia 10, seguem causando transtornos. Os acumulados de precipitação registrados nas últimas horas mostram que vários municípios registraram volumes acima de 100 mm, como destaca o secretário de Santa Catarina, Coronel BM Fabiano de Souza.
Em todo o Estado, 82 pessoas estão desabrigadas. A região mais atingida com problemas causados pelas chuvas é a Grande Florianópolis. A equipe da Defesa Civil estadual atua agora em parceria com os municípios para avaliar todo os danos registrados e os pedidos de recursos para obras emergenciais.
A pedido da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina, o Governo do Estado avalia uma forma de auxiliar com água e alimentos as pessoas presas na BR-101 devido a abertura de uma cratera na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça. No local, há registro de filas de mais de 10km. Os trabalhos para a liberação estão sendo realizados pela empresa responsável pelo trecho, Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a via.
O principal alerta é para a continuidade das chuvas e a possibilidade de mais deslizamentos. “Não espere o pior acontecer. Se há risco no local de você mora, peça uma avaliação da Defesa Civil, saia do local. Só fique no local se ele for seguro. Proteger os pertences não é mais importante do que proteger a própria vida”, destaca o coronel.
Fonte: Defesa Civil