Com o objetivo de oferecer apoio médico e psicológico para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, um grupo de profissionais da área da saúde se reuniu para fazer atendimentos de forma online e gratuita. De forma voluntária, médicos e psicólogos fazem consultas e até distribuição de receitas través do preenchimento de um formulário na internet.
De acordo com os profissionais envolvidos, o auxílio é direcionado para: os que foram deslocados de suas casas ou que perderam seus bens, os acometidos por doenças durante a enchente, além dos que tenham doenças crônicas ou pré-existentes e precisa de acompanhamento médico, pessoas com sintomas de estresse, ansiedade, depressão ou outros transtornos mentais relacionados à situação de crise. Famílias que enfrentam dificuldades para lidar com o trauma da inundação também podem procurar a ajuda.
Para receber o serviço, os interessados devem preencher este formulário aqui e aguardar o contato do profissional. O atendimento médico por telemedicina será realizado através de uma videochamada, telefone ou plataforma online.