Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande recebe exposições contempladas pelo Edital Municipal da lei Paulo Gustavo, que ficará disponível para visitação até agosto.

O mês de junho iniciou no Museu da Terra da Cultura de Morro Grande com duas novas exposições fotográficas temporárias de morrograndenses. Através do edital municipal da Lei Paulo Gustavo, Juliani Dondossola e Erik Fenali apresentaram os trabalhos produzidos de 2021 a 2024. “Nos traz uma satisfação enorme ter a exposição de artistas da nossa terra. Este momento é único. Nós da Prefeitura Municipal queremos incentivar e trazer este trabalho a público. É muito bom poder demonstrar e valorizar o que é nosso”, pontuou o prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo.

As produções foram apresentadas aos convidados na noite de inauguração (01 de junho), demonstrando todo o encanto através da arte da fotografia. “Estou surpreso com o material apresentado aqui. Parecem quadros pintados de tão lindos. Parabéns a estes artistas”, frisou o vice-prefeito, Juraci Favarin.

Juliani retratou as “Aves de Morro Grande”. Durante a inauguração, a fotógrafa apresentou 47 fotografias de 47 espécies de aves diferentes, todas registradas em Morro Grande (Nova Roma, Três Barras, Santa Luzia e Santa Bárbara). O ambiente foi devidamente preparado para que os presentes pudessem reconhecer a importância de preservar a natureza e respeitar todos os seres que vivem nela, transportando através do odor da natureza, sons de pássaros e mudas de espécies nativas para serem doadas. “Na pandemia iniciei as fotos dos pássaros e peguei amor nisto. Durante a produção tive diversas dificuldades como aves ariscas e situações que exigiam agilidade e concentração. Por isso era tão gostoso ver o resultado. Um exemplo foi a Saíra. Levei dois anos para conseguir fotografá-la. Teve um dia que consegui registrar 8 espécies diferentes. Foi algo desafiador”, relatou ela.

Na segunda sala encontrava-se as 30 imagens de Erik Fenali. Com o tema “A Delineação do Feminino: entre processos e construção imagética”, mulheres foram retratadas em cenários morrograndenses. Diferentes contextos, técnicas e processos foram empregados nos registros de memória realizados, através da imersão dos traços, cores, linhas, formas e texturas das janelas propostas pela poesia do fotógrafo. “Quando cursei Design Gráfico tinha uma cadeira de fotografia. Esta paixão fez com que me aprofundasse mais no assunto. Nesta exposição, trouxe a semiótica para as fotos. Nelas podem ser encontrados o sombrio, dramático, romantizado, trazendo sentimento em cada obra produzida”, explicou ele.

Esta é a segunda mostra temporária de 2024 do museu. Segundo o curador-responsável do Centro Cultural Pedro Dal Toé, da Prefeitura Municipal de Morro Grande, professor Mikael Miziescki, a primeira exposição de 2024 foi a mais visitada na história do local, com a apreciação de mais de 500 pessoas. “É um orgulho muito grande para nós vermos o museu sendo ocupado. Isso afasta da máxima de que museu é um lugar que guarda coisa antiga. Acreditamos em um espaço que é conectado com o hoje e com os interesses das pessoas”, comentou Mikael.

As duas mostras temporárias do Museu de Morro Grande estão disponíveis até o dia 02 de agosto. O agendamento pode ser realizado no (48) 3420-0332. Mais informações diretamente no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Instagram @cculturalpdaltoe ou pelo site www.cculturalpdaltoe.com

Texto: Giorgia Daniel – SC 3523 JP

Siga no Instagram @pref.morrogrande e no facebook /prefeituraMG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *