Foto: Marco Favero/SECOM

Entidade foi criada oficialmente em 20 de julho de 1987

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), unidade do Governo do Estado, chega ao seu 37º aniversário. Especializado em doação de sangue, medula óssea, atendimento hematológico, hemoterápico e suporte laboratorial para transplantes, ao longo dessas décadas, o Hemosc coletou e trans fundiu mais de 2 milhões de bolsas. O Centro é uma referência técnica para o país, único hemocentro com tripla certificação de qualidade.

Somente no período de 1ª de janeiro a 30 de junho de 2024, recebeu mais de 18 mil candidatos à doação e realizou mais de 8 mil transfusões. “Essa é uma data importante para o nosso estado, o Hemosc tem se reinventado a cada ano e a solidariedade do povo catarinense tem sido fundamental para salvar vidas. O nosso reconhecimento em nome da Secretaria de Estado da Saúde, a todos os profissionais que fazem parte da rede”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

O objetivo final da entidade é a captação de sangue, o cadastro de candidatos à doação de medula óssea, o atendimento hematológico e o suporte laboratorial aos transplantes. “Nesse sentido, estamos sempre aprimorando nossos processos com tecnologia e conscientização da sociedade sobre a importância da doação de sangue”, afirma a diretora do Hemosc, Patrícia Carsten.

O Hemosc é um órgão da SES administrado pela Fahece, organização social que prioriza a eficiência e a qualidade do serviço. É responsável por 99% da coleta e distribuição do sangue em Santa Catarina e tem como missão “garantir à população atendimento de qualidade nas áreas de hemoterapia, hematologia, terapia celular e apoio aos transplantes para salvar vidas”.

A sede de Florianópolis foi a primeira a ser implantada no estado. Além da Capital catarinense, está presente nas principais cidades do estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joaçaba, Joinville, Lages, Tubarão e Jaraguá do Sul.

A direção do Hemosc e representantes da Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (Fahece) e Secretaria de Estado da Saúde (SES) se reuniram com os colaboradores para uma confraternização alusiva à data, que é comemorada no dia 20 de julho. Durante o evento, foi oferecido bolo aos doadores e pacientes da unidade, além da inauguração da galeria digital de ex-diretores da instituição, disponível no site www.hemosc.org.br.

Histórico

No início da década de 1960, foi instalado em Florianópolis, o Banco de Sangue da Maternidade Carmela Dutra, com objetivo de coleta e armazenamento. Mais tarde, por meio da Lei 3.555, de 27 de novembro de 1964, foi criado o Centro Hemoterápico Catarinense (CHC), que veio substituir o Banco de Sangue da Maternidade Carmela Dutra.

Posteriormente, o CCH foi transferido para a nova sede, no Centro da Capital. A finalidade do CCH era realizar atendimento em todo o estado, com postos instalados nas principais cidades do interior. Na época, era o único banco de sangue do Brasil com essa abrangência.

Em 1971, o Centro Hemoterápico Catarinense foi transferido para o prédio localizado na Avenida Othon Gama D´Eça, número 756, Centro de Florianópolis, onde segue instalado até hoje. Com base nas diretrizes do Plano Nacional de Sangue e Hemoderivados (Planashe), atualmente Coordenadoria Geral de Sangue, outros Tecidos e Órgãos (SAS), o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) foi criado em 20 de julho de 1987, pelo Decreto Lei Estadual número 272, com o objetivo básico de prestar atendimento hemoterápico de qualidade à população da região, bem como dar assistência aos portadores de doenças hematológicas.

Com sua área física e seu quadro pessoal ampliado, foi criado através do Decreto Lei número 3015, de 27 de fevereiro de 1989, o Sistema Estadual de Hematologia e Hemoterapia, com a finalidade de promover a interiorização das ações relativas ao uso de sangue para fins terapêuticos, a doação voluntária do sangue, medidas de proteção à saúde do doador e receptor, medidas para disciplinar a coleta e o controle de qualidade, condições de estocagem e distribuição de hemoderivados, e promover o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico na área.

Desde então, o Hemosc passou a ser o hemocentro coordenador, tendo como unidades auxiliares os hemocentros regionais, localizados nos municípios polos de Santa Catarina.

Fonte: Portal Litoral Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *