Foto: Divulgação

Depois de 12 anos, muita briga, algumas ações, alterações de projeto e várias discussões causadas, o Contorno Viário da Grande Florianópolis finalmente foi “entregue”. Mas só teoricamente, porque ele só será liberado para utilização após o dia 9 de agosto, quando deve ser oficialmente inaugurado pelo presidente Lula.

Contudo, mesmo com o atraso de mais de uma década, chama atenção o fato da obra ter sido considerada finalizada mesmo sem um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para garantir a segurança da via, prova da necessidade disto foi o racha de motociclistas realizado no último final de semana e que resultou em um acidente.

Também não foi realizado um planejamento para evitar a ocupação irregular do entorno da rodovia, que também já começou a acontecer; e nem criado os acessos ao longo dos 50 quilômetros de via expressa, incompatíveis com a proposta de um trânsito que desvia do trecho mais congestionado.

O Contorno Viário da Grande Florianópolis foi considerado a maior obra rodoviária em andamento do país, com 50 km de pista dupla, 6 acessos por trevos e 4 túneis duplos.

Com investimento total da Arteris Litoral Sul na casa dos R$3,9 bilhões, o projeto, que tinha início previsto para 2012, servirá para desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da capital catarinense, na altura dos municípios de São José, Biguaçu e Palhoça, contribuindo com o escoamento da produção no Estado.

A proposta é ótima, mas só saberemos se o propósito para o qual foi construído será realmente atendido quando a pista estiver liberada de fato.

Fonte: Portal Litoral Sul

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