O Criciúma anunciou nesta quinta-feira, dia 1º, o retorno do executivo de futebol Juliano Camargo. O profissional foi responsável pela montagem do elenco do acesso da Série C para a Série B do Brasileiro, em 2021, e do título e do acesso do Catarinense e da boa campanha no Campeonato Brasileiro da Série B de 2022. Ele será apresentado oficialmente na próxima semana.
Juliano Costa Camargo, de 48 anos, é natural de São José dos Campos (SP) e possui o curso de Gestão Técnica da Universidade do Futebol, o de Coordenação Técnica de Base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF Academy), de Processos Gerenciais da Universidade Paulista (UNIP), de Análise de Desempenho para Base e Profissional da CBF/Quest, além da Licença B para Treinadores e o curso de executivos de futebol da CBF Academy.
O profissional iniciou como gerente de futebol do Primeira Camisa (SP), entre 2010 e 2012. Juliano também foi coordenador técnico do São José, scoult técnico do Paraná Clube, assistente técnico do XV de Piracicaba e do Ituano, coordenador técnico das categorias de base do Corinthians, entre 2016 e 2017, e analista de mercado do Ferroviária, em 2018, antes de ir para o Sampaio Corrêa. Na equipe maranhense, o executivo conquistou o acesso para o Campeonato Brasileiro da Série B, em 2019, sendo vice-campeão da Série C. No ano seguinte veio o título estadual e em 2021 o profissional despertou o interesse do Criciúma.
No Tigre, o executivo teve o desafio de montar a equipe que conquistou o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2021. Na temporada seguinte, o Criciúma disputou o estadual e o Brasileiro da Série B simultaneamente, conquistando o acesso para a elite do Catarinense e uma boa campanha na competição nacional. Ele esteve à frente do Ceará na campanha do título da Copa Nordeste, em 2023, e na sequência trabalhou no Guarani e no Botafogo de São Paulo.