O ex-presidente e atual cabo eleitoral mais cobiçado destas eleições, Jair Bolsonaro, já tem um roteiro traçado e os candidatos escolhidos para apoiar nesta reta final da campanha em Santa Catarina. Em setembro, provavelmente acompanhado do governador Jorginho Mello (PL), Bolsonaro visitará os municípios de Joinville, Blumenau, São José, Criciúma e Balneário Camboriú, que estão entre os maiores colégios eleitorais do Estado e onde o PL tem candidatura própria.
O planejamento foi apresentado pelos filhos de Jorginho, Bruno e Filipe Mello, durante uma coletiva realizada na sede do PL estadual, esta semana. No encontro, ficou ainda mais clara a ousada pretensão do partido para este pleito, que é eleger, pelo menos, 100 dos 184 candidatos a prefeito.
Diante deste cenário, dois fatos curiosos chamam atenção. Um é que, em São José, a candidata do partido é Adeliana Dal Pont, contudo, há uma pequena rusga entre ela e Bolsonaro e também uma busca incessante do candidato do PSD, Orvino Coelho, pelo apoio do ex-presidente, a quem ele já foi ciceronear algumas vezes quando esteve no Estado. Tanto que na convenção, ele reproduziu uma foto sua com o Mito no telão. Como será que Orvino verá este “não” apoio?
O outro é que Chapecó ficou de fora do roteiro, mesmo o partido tendo uma relação próxima com João Rodrigues, do PSD, que tentará a reeleição e sendo um dos maiores colégios catarinenses. Isto porque, em 2026, João será oposição a Jorginho Mello pelo governo do Estado.