A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) celebra duas décadas de atuação em Criciúma, consolidando sua presença no sul de Santa Catarina. Conforme a Companhia, o município é o maior consumidor de gás natural no Estado e representa cerca de 37% dos mais de 26 mil clientes. Segundo o gerente comercial de mercado urbano da SCGÁS, Gustavo Caldas, desde o início de suas atividades em 2000, a cidade tornou-se um dos principais mercados da empresa. “Esse marco reflete o compromisso da SCGÁS com o desenvolvimento regional e a expansão contínua da rede de distribuição de gás natural”, destaca.
Atualmente, Criciúma conta com 117 unidades comerciais e 9.905 residências conectadas à rede de gás natural, abrangendo mais de 236 condomínios. O consumo mensal é de oito milhões de metros cúbicos, equivalente a 17% do consumo total da concessionária. No setor industrial, Criciúma ocupa a segunda posição no Estado, com 23 unidades atendidas, atrás apenas de Joinville, que possui 52.
“O gás natural é um energético que traz desenvolvimento econômico por onde passa, um insumo importante para as indústrias catarinenses que auxilia na obtenção de processos produtivos de maior qualidade, entregando produtos melhor acabados”, considera Caldas.
O gerente comercial também destaca o impacto positivo do gás natural na mobilidade urbana, já que o fornecimento por gasodutos elimina a necessidade de transporte por veículos pesados, garantindo abastecimento contínuo. “O gás natural é mais seguro, pois é mais leve que o ar e apresenta uma queima mais limpa, o que melhora a qualidade do ar nas cidades. Além disso, ao eliminar a necessidade de áreas para armazenamento de combustível nos estabelecimentos, facilita o acesso de pedestres e veículos, contribuindo para a melhoria da circulação nas calçadas e o acesso aos empreendimentos que utilizam essa energia”, afirma.
Uma trajetória próspera
A primeira conexão comercial em Criciúma ocorreu em dezembro de 2003, após quase dois anos de negociações. Na época, o gás natural ainda era desconhecido na região, o que trouxe desafios como a falta de empresas que prestavam manutenção em redes de gás, que soubessem trabalhar com gás natural. Com isso as empresas que participavam das licitações da SCGÁS para esse tipo de serviço, na sua grande maioria vinham de outros estados.
O atendimento ao segmento residencial começou em 2005 com um projeto piloto, e ganhou impulso em 2009, com a instalação da rede de polietileno de alta densidade (PEAD). A primeira conexão residencial foi realizada em 2010. Parcerias estratégicas com construtoras, como a Fontana, facilitaram a substituição do GLP pelo gás natural nos empreendimentos em construção. Em 2011, a SCGÁS começou a atuar no residencial habitado, captando condomínios residenciais que já utilizavam GLP.
A SCGÁS continua investindo na ampliação da rede de distribuição em Criciúma, com o objetivo de atender novas áreas e impulsionar o crescimento local. O gás natural segue como uma alternativa energética segura e eficiente, fortalecendo a infraestrutura da cidade e beneficiando seus habitantes.