O Contorno Viário da Grande Florianópolis demorou mais de 12 anos para ficar pronto. Neste período, diversas reclamações por conta do atraso foram registradas, a população se sentiu prejudicada, os motoristas se diziam lesados e etc. Agora, apenas 45 dias após a entrega da obra, uma série de ações praticadas pela própria população colocam em risco a vida de quem passa pelo local. Tudo bem que ainda falta uma série de pontos para que o Contorno venha a ser considerado com “finalizado”, mas o desrespeito da população faz tudo se tornar pior.
A Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia, já registrou diversos trechos onde a estrutura metálica de proteção foi avariada para criar uma passagem irregular para pedestres. Um verdadeiro absurdo que prejudica os motoristas que trafegam por ali, porque, em princípio, aquilo é um corredor expresso e não se espera que, em qualquer trecho daqueles, alguém venha a atravessar. A Arteris faz a parte dela, fecha a passagem, mas o povo vai lá e abre novamente. Uma queda de braço sem fim e um prato cheio para acidentes, até porque os motoristas também não andam respeitando os limites de velocidade e, com frequência, são flagrados trafegando acima do permitido.
Outro fato que vem ocorrendo com certa frequência é a presença de animais na pista. As propriedades rurais do entorno não andam cuidando adequadamente de seus limites, deixando os bichos escaparem, ocasionando acidentes como o da última segunda-feira, 23. Da mesma forma, a Arteris faz o seu papel, afugenta os animais, notifica seus proprietários e orienta a população. Mas o que fazer quando eles não cumprem com sua parte? Multa em dinheiro, afinal, só se respeita aquilo que impacta no bolso.
Fonte: Portal Litoral Sul