Exemplo de amor à arte, à leitura e aos serviços comunitários, a artesã Adelir Pelozzato Cadorin tem história retratada em audiovisual
Estudantes do Colégio Estadual de Timbé do Sul terão uma experiência cultural diferente nesta sexta-feira (27). Eles irão acompanhar a exibição de um documentário que apresenta o legado da artesã Adelir Pelozatto Cadorin, que nasceu no município e dedicou sua vida à produção de artesanatos de vime. As sessões acontecerão nos três turnos, uma oportunidade para que todos os estudantes possam conhecer essa história inspiradora.
O audiovisual foi produzido com apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Timbé do Sul através da Lei Paulo Gustavo. Com 53 minutos de duração, reúne depoimentos de familiares e membros da comunidade que testemunharam a trajetória de Adelir. A narrativa é entrelaçada com trechos de um diário escrito por ela a pedido de seu neto Daniel Cadorin, que também aparece no documentário. Além dos relatos, o público pode conferir imagens raras do acervo familiar. A direção é do jornalista Fábio Cadorin, neto da homenageada.
O projeto do documentário foi submetido por Marialva Cadorin Crepaldi, filha de Adelir. Marialva ensina artesanato há muitos anos em Timbé do Sul. “Minha mãe foi um exemplo de mulher dedicada ao trabalho, aos serviços comunitários e à arte. Tem uma história que merece ser conhecida e pode ser uma bela inspiração para os estudantes”, acredita Marialva.
Grupos de mulheres e idosos já prestigiaram o documentário
O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Timbé do Sul foi o cenário para a primeira exibição do documentário no município, no último dia 17 . O evento contou com a presença de mulheres e idosos atendidos pelo CRAS, e de familiares, amigos e convidados da Secretaria de Cultura do município.
Outra sessão também já foi realizada na comunidade de Morro Chato, em Turvo, onde Adelir passou a maior parte de sua vida. A sessão foi marcada pela emoção de filhos, netos e bisnetos, além da comunidade local.
Fonte: Portal Litoral Sul