A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (23) a Operação Falsa Promessa, voltada para combater crimes de corrupção eleitoral e distribuição de moeda falsa. Foram cumpridos doze mandados de busca e apreensão em Caxambu do Sul, em residências, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos municipais. A operação teve como base mandados emitidos pela Justiça Eleitoral.
A investigação foi iniciada após o recebimento de uma denúncia, informando que eleitores da cidade teriam recebido cédulas falsificadas com o objetivo de votar em candidatos específicos durante as Eleições Municipais, ocorridas em 6 de outubro. Nas primeiras apurações, foi identificado o possível envolvimento de dois candidatos, que atualmente ocupam cargos de vereadores na cidade.
Durante a ação policial, foram apreendidos celulares e outros materiais ligados à investigação. Os investigados estão sendo responsabilizados por corrupção eleitoral e falsificação de moeda, crimes que, somados, podem resultar em penas superiores a 16 anos de prisão. O inquérito segue em andamento.
A legislação eleitoral prevê que o crime de corrupção eleitoral se configura mesmo quando a promessa de vantagem é feita, não sendo necessário que o benefício seja efetivamente entregue ou recebido pelos eleitores.
Fonte: Jornal Razão