Representantes de cinco países e quatro estados brasileiros conheceram o Centro Cultural Pedro Dal Toé e as paisagens morrograndenses no último sábado dia 09 de novembro de 2024.
A 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e do Caribe aconteceu entre os dias 06 e 09 de novembro de 2024, no território do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul. Teve como principal objetivo proporcionar um fórum prático de colaboração e inovação, impulsionando a preservação do patrimônio geológico e cultural, inspirando ações que oportunizem o intercâmbio de conhecimento, estimulando iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a consciência global.
Morro Grande/SC foi assunto durante inúmeras comunicações orais e pôsteres apresentados por pesquisadores de várias universidades do Brasil, a destacar a UDESC, UFSC, UnC, UNESC, entre outras. Além disso o Centro Cultural Pedro Dal Toé foi destaque mais uma vez, em que suas ações educativas e culturais foram condecoradas ao longo do evento. O professor Mikael Miziescki, coordenador do Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande, esteve presente no evento apresentando estes projetos: “Para nós morrograndenses, é um orgulho muito grande podermos participar de um evento deste porte. Morro Grande possui potencialidades múltiplas e não é atoa que foi destaque durante a Conferência”, pontuou.
Durante a conferência a fotógrafa Juliani Dondossola e a artista Gabrieli Salvalaio estiveram apresentando seus projetos expositivos realizados no museu de Morro Grande em 2024. “Meu banner falava sobre as aves do território. Me tocou muito esta troca, mas as artesãs tocaram fundo no meu coração. Eu vi que elas se inspiraram nos meus pássaros e achei incrível. Pássaros de feltragem feito de lã. Isso para mim foi o auge. A Lica também desenvolveu passarinhos de cerâmica. Foi demais”, contou sobre a experiência a fotografa Juliani.
“Poder conhecer tantas pessoas de culturas diferentes foi incrível, assim como ouvir tantas propostas e pesquisas interessantes, acerca de todos os meios que compõem os geoparques, principalmente as questões sobre os patrimônios de cada um. Outro ponto esplêndido foi ter conhecido o trabalho das artesãs e artistas da Georrota do Geoparque Mundial da UNESCO Caminho dos Cânions do Sul, todos extremamente belíssimos! Além disso, poder apresentar minha exposição para um grupo diversificado da 7° Conferência, incluindo representantes importantes da RedeGeolac, da UNESCO e de outros Geoparques foi enriquecedor”, destacou a artista morrograndense, Gabrieli Salvalaio.
No encerramento do evento, uma comitiva da UNESCO e de Geoparques da América Latina e do Caribe visitou Morro Grande. O roteiro iniciou no Centro Cultural Pedro Dal Toé, seguindo por uma análise da proposta de um sítio de relevância pedológica na comunidade de Saltinho e encerrando na comunidade de Três Barras na Pousada e Restaurante Longaretti. Para o Diretor Municipal de Turismo de Morro Grande, Marcelo Crepaldi, “é uma chance de concretizar a relevância do turismo morrograndense, como referências únicas para Geoparques Mundiais. Parafraseando Guy Martini, o Geossítio Paleotocas das Três Barras é um exemplar disso. Infelizmente, por questões de segurança e análise climática, não ocorreu a visita a este geossítio neste dia. Porém, apresentamos todas as potencialidades destes locais no Museu”.
Fizeram parte da comitiva: o Secretário Geral do Comitê Executivo de Geoparques Mundiais da UNESCO Guy Martini da França; o professor, pesquisador e membro do Geoparque Arouca Dr. Artur Sá de Portugal; a coordenadora da Red Geolac e membro da equipe técnica do Geoparque Mixteca Alta Emmaline Rosado do México; o professor, pesquisador e coordenador científico do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO Marcos Nascimento do Rio Grande do Norte; o prefeito Municipal de Morro Grande Clélio Daniel Olivo; e membros de Geoparques de cinco países, a destacar Equador, México, Chile, França e Portugal, além dos brasileiros do Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “A vinda dos representantes a nossa cidade foi de extremo orgulho, pois nos traz visibilidade enorme. Agradeço sempre a equipe do nosso museu pelo trabalho que desenvolvem não só a cultura municipal, mas de todo o território”, frisou o prefeito Keio.
Giorgia Daniel – SC 3523 JP / Mikael Miziescki
Siga no Instagram @pref.morrogrande e no facebook /prefeituraMG