Na tarde de ontem, 13, Escola Municipal Professora Nilza Matos Pereira / Caic, celebrou antecipadamente o Dia da Consciência Negra com uma programação especial que incluiu a participação do influenciador angolano Esmael Gabriel, conhecido nas redes sociais por seu projeto África do Jeito Que Nunca Viu.

Esmael, que conta com mais de 330 mil seguidores no Instagram, compartilhou sua experiência e vivência africana com alunos e professores, apresentando aspectos únicos do continente.

Em sua palestra, ele explorou temas como as riquezas naturais da África – incluindo petróleo, diamantes e cacau –, e discutiu o desenvolvimento urbano, as tecnologias, e até curiosidades climáticas, como as regiões onde ocorre neve. A apresentação contou com uma sessão de respostas às perguntas, com os participantes atentos às histórias e curiosidades apresentadas por Esmael.

O evento, parte das atividades da escola voltadas à Consciência Negra, também incluiu uma roda de capoeira, coreografia de dança Abayomi e uma apresentação sobre figuras históricas de relevância, como Nelson Mandela.

Segundo a professora de história Luciana Souza de Santana, “Hoje é um dia de refletir sobre a influência do povo negro em nossa cultura e cotidiano, valorizar a diversidade e respeitar nossos ancestrais, buscando um país mais justo e igualitário.”

Este evento integra uma série de ações pedagógicas voltadas à conscientização sobre a cultura afro-brasileira e a importância da data. Instituído agora como feriado nacional, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, visa promover a reflexão sobre a luta histórica do povo negro e suas contribuições para a formação da identidade cultural brasileira.

Para conhecer mais o projeto, siga @africajnviu.

Fonte: Redes Sociais Sombrio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *