Nesta quinta-feira (19), a Meta anunciou que o WhatsApp passa a permitir que usuários adicionem os dados da chave Pix diretamente ao perfil no aplicativo. O objetivo da nova função é economizar tempo ao responder à pergunta: “qual é o seu Pix?”.
O botão com a chave Pix ficará localizado abaixo da foto do usuário, permitindo que quem deseja fazer uma transferência obtenha a informação com um clique. A atualização será implementada de forma gradual e deverá estar disponível para todos até o final de janeiro.
A funcionalidade já era oferecida no WhatsApp Business, voltado para empresas, desde junho, mas agora se estende a usuários comuns.
Como adicionar a chave Pix ao WhatsApp
Para adicionar a chave Pix ao perfil, o usuário deve:
• Clicar no ícone usado para anexar arquivos ou imagens;
• Selecionar a opção “Pix”;
• Inserir os dados necessários, como nome, tipo de chave (celular, CPF, etc.) e o código.
O recurso é opcional e permite configurações de privacidade, como limitar o acesso à chave Pix apenas para contatos salvos. Também será possível enviar a chave Pix como um botão em conversas, similar a um arquivo ou documento.
Integração para facilitar pagamentos
De acordo com a Meta, a integração visa atender especialmente prestadores de serviços e freelancers que recebem pagamentos de diversas fontes. No entanto, também promete simplificar transferências entre amigos e familiares.
O WhatsApp já oferece a ferramenta WhatsApp Pay, que opera com cartões de crédito, débito e pré-pago. Este serviço funciona como uma maquininha digital e não utiliza o Pix.
Para usar o WhatsApp Pay, o usuário precisa se cadastrar com dados como nome, CPF, endereço e adicionar um cartão de uma das instituições financeiras parceiras da Meta.