Fotos: Gregori Flauzino/Divulgação

Data celebra o legado das primeiras famílias que colonizaram o município

Criciúma comemorou 145 anos de colonização nesta segunda-feira (6). A data celebra o legado cultural e histórico das famílias que se estabeleceram no município e deram os primeiros passos para a construção da cidade. A Missa de Celebração na Catedral São José, seguida pelo tradicional corte do bolo de aniversário na Praça Nereu Ramos, marcou o dia de festa. No domingo (5), um Culto de Ação de Graças aconteceu na sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

“Celebramos hoje os 145 anos da nossa amada cidade. Que venham muitos outros pela frente, com a nossa gente feliz, alegre, leve e trabalhadora. Sem dúvidas, foi a fé e a união dos primeiros imigrantes italianos, ou dos que já estavam aqui na vila São José, que fizeram com que pudessem sonhar com dias melhores. Que hoje, passado esses 145 anos, tenhamos isso como lição. Vamos juntos continuar transformando Criciúma”, ressaltou o prefeito Vaguinho Espíndola.

Após a missa, quem passava pela Praça Nereu Ramos pôde prestigiar a execução dos hinos Nacional e de Criciúma, seguido pelos parabéns ao município, interpretado pela banda Cruzeiro do Sul. Em seguida, o prefeito Vaguinho Espíndola, acompanhado do vice-prefeito Salésio Lima e demais autoridades presentes, realizou o tradicional corte do bolo de aniversário, de aproximadamente 145 kg.

História do município

Em 6 de janeiro de 1880, os primeiros imigrantes chegaram em Criciúma deixando marcas históricas e culturais. Desde então, o município vive grandes transformações sociais e econômicas. A cidade progrediu economicamente por meio da agricultura, até a descoberta das primeiras jazidas de carvão mineral, que impulsionaram o desenvolvimento.

Conhecida como a Capital Brasileira do Carvão Mineral e do Revestimento Cerâmico e Capital Catarinense dos Parques Urbanos, a cidade vive um novo momento em sua história. Hoje, o município continua sendo destaque nacional, nas áreas de tecnologia, empreendedorismo, turismo e sustentabilidade, sendo uma das melhores cidades do Brasil para visitar, trabalhar, investir e viver.

A cidade destaca-se como um município inovador e culturalmente rico, com equipamentos exclusivos que unem passado e futuro, como o Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina. O local, antes utilizado como depósito de rejeito de carvão, foi revitalizado e se tornou uma grande área verde com elementos que remetem à colonização italiana. O parque abriga, ainda, a Fazenda Solar e o Memorial Nikola Tesla, ambientes inovadores que reforçam o compromisso com a geração de energia limpa e inovação.

Centenário de emancipação

Neste ano, Criciúma celebra também o centenário de emancipação político-administrativa. Para comemorar a data, celebrada no dia 4 de novembro, a Administração Municipal está formando uma comissão para organizar as festividades e ações alusivas, que se estenderão durante todo o ano.

O presidente da comissão será Arleu da Silveira, junto com a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Uliana Macari Zapellini. “Várias festividades serão realizadas. Já tivemos conversas com a Caixa Econômica Federal para buscar fundos para que possamos promover um grande evento em comemoração do centenário”, explicou Silveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *