No dia 26 de janeiro, a Praia Central de Balneário Gaivota, em Santa Catarina, receberá o 45° AGS Open de Surf, promovido por Vida Marinha e Mega Luz, e homologado pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF).
O campeonato terá sete categorias: Open, Júnior, Mirim, Sub 12, Local, Feminino e Gran Master (acima de 40), com surfistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná competindo. O evento ocorre desde 1980, sendo um dos mais tradicionais do estado.
Dentre os participantes, destacam-se Lucas Catapam (campeão profissional do Paraná em 2022), Daniel Pedreira, Manuel Roncalla (campeão AGS Open 2022), Iuri Silva, Ruan Guimarães (campeão gaúcho amador 2023) e Vanderlei Costa (vice-campeão gaúcho 2023). Novos talentos da região também entram na disputa, como Santiago Valenzano e Henrique Libelatto, além de Pedro Sommer, campeão gaúcho sub-14.
A AGS (Associação Gaivota de Surf), fundada em 1988, já sediou grandes eventos, incluindo etapas do Catarinense e Brasileiro de 2014. O 45° AGS Open é apoiado por diversas empresas e realizado pela AGS em parceria com a Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota.
Matéria: RMCO. Comunicação/Assessoria AGS
Fotos:
- Ruan Guimarães, surfista local. Foto: Divulgação.
- Lucas Catapam, surfista profissional. Foto: David Castro/Dream Tour.