Pacientes com solicitação de encaminhamento médico estão sendo atendidos conforme a Fila Única do Sistema de Regulação do Município
Com o objetivo de dar mais agilidade ao tempo de espera para consultas médicas especializadas, exames de média e alta complexidade, e terapias complementares, a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça no decorrer deste mês está implementando novas diretrizes referente à contratação de procedimentos e fluxo da fila de espera. Até o momento, aproximadamente R$ 115 mil foram investidos pelo Governo Municipal para atingir esses objetivos.
Ao todo, foram agendados 569 consultas médicas com diversos especialistas, como neurologia adulto e infantil, endocrinologia, psiquiatria, entre outros. Os exames de média e alta complexidade, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, e as terapias complementares somam mais de 500 pacientes beneficiados. Próteses dentárias também foram contempladas neste plano de ação e vão atender 30 pessoas do município.
A Secretária de Saúde Lucelane Antunes esclarece que os agendamentos seguem a Fila Única do Sistema de Regulação do Município –SISREG. “Os procedimentos iniciaram na segunda quinzena de janeiro e seguem até fevereiro. Estão sendo contemplados os pacientes que já possuem solicitação no sistema. Com esta ação, esperamos diminuir o tempo de espera dos pacientes e continuar a dar sequência aos atendimentos especializados”, declara a secretária.
Novas medidas de organização no setor de regulação também foram adotadas para otimizar o tempo de espera dos pacientes que seguem na fila municipal de regulação. Os agendamentos seguem a classificação de risco (urgência/emergência) e, a partir de agora, os famosos ‘limpa filas’ também seguem a ordem cronológica das solicitações consideradas eletivas. “Tomamos esse cuidado para não deixar o paciente que já têm a solicitação médica eletiva por muito tempo na fila, mas também atendendo prioritariamente os que necessitam de atendimento imediato.Também será priorizada a continuidade do tratamento do paciente que realizou a consulta, verificando a necessidade da realização dos exames e retornos”, relata a secretária.
O prefeito municipal, Eduardo Sartor Guollo, afirma que para os próximos meses novas ações estão previstas para melhorar ainda mais o atendimento nas Unidades Básicas e também na Secretaria de Saúde. “Seguimos trabalhando diariamente para melhorar o atendimento em saúde em todos os aspectos e essas medidas adotadas são a prova disso”, destaca o prefeito.
Além destas novas medidas, nesta semana foi anunciado um pacote de melhorias nas estruturas físicas das Unidades de Saúde do município. “Estivemos visitando as Unidades de Saúde e vimos as demandas de cada uma e já estamos providenciando as melhorias na estrutura física e também no atendimento ao paciente”, finaliza o vice-prefeito, Davi Colonetti Pellegrin.
Fonte: Portal Litoral Sul