Na tarde desta última quinta-feira, 23, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Sombrio recebeu a oficina “Manejo do Paciente Vítima de Afogamento”, promovida pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU). A capacitação teve como objetivo aprimorar o atendimento a vítimas de afogamento, abordando técnicas teóricas e práticas.
Participaram da oficina socorristas do SAMU de Santa Rosa do Sul, Turvo, Balneário Arroio do Silva e Sombrio. Durante o treinamento, os profissionais revisaram protocolos de atendimento, incluindo suporte básico e avançado de vida, reanimação cardiopulmonar (RCP) e técnicas de estabilização da vítima.
A parte prática foi realizada com manequins de simulação, permitindo que os participantes aplicassem os procedimentos em um ambiente seguro e supervisionado.
O treinamento reforça a importância da capacitação contínua para garantir um atendimento ágil e eficiente em emergências. O NEU, responsável pela oficina, é um núcleo ligado ao SAMU que desenvolve cursos e treinamentos voltados à qualificação de profissionais da saúde no estado de Santa Catarina.
A Secretária Municipal de Saúde, Marcela Caetano agradeceu a capacitação do NEU: “A capacitação contínua dos nossos profissionais é essencial para garantir um atendimento de excelência à população. A oficina sobre manejo de vítimas de afogamento reforça a importância da atualização dos protocolos e da prática intensiva, especialmente em uma região como a nossa, onde há grande circulação de pessoas em ambientes aquáticos. Agradeço mais uma vez ao NEU a presença em nossa cidade. A parceria permite que nossos socorristas estejam sempre preparados para agir com rapidez e eficiência em situações críticas.”