Morro Grande é rico em belezas e cultura. Os italianos têm grande parte desta responsabilidade já que muitos apresentam ancestralidade italiana. Desta forma a delegação italiana veio até a cidade de Morro Grande através de um convite feito por Bepi Crepaldi, presidente da Associação Belunesi de Siderópolis, apoiador e incentivador da criação da Associação Veneta dos Descendentes de Italianos de Morro Grande. O convite foi aceito pelo prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo e organizado pela diretoria da associação Avedimg.

O primeiro local a ser visitado em Morro Grande foi a Igreja Santo Antônio, de Nova Roma. Lá estavam presentes os visitantes estrangeiros, autoridades como o prefeito Clélio (Keio), vice-prefeita Tatiane Scarpati Fenali, convidados de cidades vizinhas, alunos e professores da EMEF Dário Crepaldi. A escola foi destaque no último ano referente a ideia que surgiu em 2006 dos professores Marcia Peruchi e José Arcangelo Souza (Canjo). Estes pensaram numa forma de trazer a língua italiana aos estudantes. Após 18 anos implantado no currículo educacional, Morro Grande foi homenageado, estando entre os dez municípios de Santa Catarina que incluíram a língua italiana no ensino. Um evento referente aos 150 anos de Imigração Italiana no Brasil, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, trouxe a homenagem através de um diploma pela dedicação e comprometimento em manter o ensino da língua italiana nas escolas municipais, fortalecendo, preservando e promovendo as tradições e laços.

Padre Jarder Varela realizou uma benção a todos os presentes. O prefeito Clélio Daniel Olivo contou a todos sobre a lembrança italiana ser forte na vivencia dele, desde história de antepassados até no preparo de comidas típicas. “Sempre fui grande entusiasta do italiano no nosso dia a dia. Cultivamos isso na nossa família e vemos como apresentamos características no nosso cotidiano, aos nossos familiares. É muito bom receber e apresentar Morro Grande a vocês. Nos traz muita alegria e orgulho”, relatou Keio à delegação.

Luzia Crepaldi, presidente da Associação Veneta dos Descendentes de Italianos de Morro Grande foi a organizadora da recepção da delegação. Uma viagem à Itália esta sendo organizada pela comissão para julho de 2025. “Agradeço a diretoria executiva da Avedimg. Organizamos a vigem a Itália com intuito de estreitar laços e enaltecer essa cultura. A viagem será em julho de 2025 com fins culturais e formalziar o pacto de amizade com Carmignano di Brenta na região do Vêneto e também visitaremos outra regiões e cidades da itália incluindo a cidade de Roma e a cidade do Vaticano. Nós da diretoria da Avedimmg agradecemos a todos os envolvidos na organização do evento, pela comunidade de Nova Roma e pelas pessoas que nos prestigiaram”, frisou Luzia.

A delegação de italianos contou com o presidente da associação Di Bellunesi Nel Mondo e conselheiro da CGIE, Oscar de Bona, presidente da Radici Venete APS e ex-dirigente do Turismo Vêneto, Walter Brunello, ex-parlamentar e presidente da associação Internacional Trevisani Nel Mondo, Franco Conte, prefeita de Vigo Di Cadore e vice-presidente da Provincia Di Belluno, Silvia Calligaro, escritor e diretor, autor da obra sobre Santo Antônio de Pádova, Nicola Vegro e a vereadora de Sédico e membra da direção executiva da ABM, Irene Galão. “O livro que trago hoje aqui fala sobre a história de Santo Antônio, como ele se preocupava com a sociedade e apresentava muito amor pelas pessoas”, explicou Nicola. O escritor presenteou com a obra o padre Jader, pedindo que este leia e repasse o livro às pessoas.

Os italianos foram presenteados com a obra “Casos e Causos- Rememorando a História de Morro Grande”, escrita por Edneia Martins Olivo e Maria Lucia de Lucca e o livro intitulado “Fé, coragem e felicitá” escrito por José Arcangelo Souza (Canjo), além de sementes de feijão que os antepassados trouxeram da Itália.

Um almoço típico italiano foi servido a todos no Restaurante Longaretti, na comunidade de Três Barras. Seguindo a viagem, os italianos conheceram o Centro Cultural Pedro Dal Toé, sabendo mais sobre o relevo e itens da história de Morro Grande.

Texto: Giorgia Daniel – SC 3523 JP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *