Sombrio se prepara para participar, no próximo dia 18 de maio, do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC). A iniciativa marca um momento histórico para Santa Catarina e tem como objetivo fortalecer a capacidade de resposta dos municípios diante de eventos extremos e situações de risco.
A ação em Sombrio será coordenada pela Defesa Civil Municipal, em parceria com a Prefeitura e a Força Tarefa local — um grupo composto pela prefeita Gislaine Cunha, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, igrejas católica e evangélica, Câmara de Vereadores, Hospital Dom Joaquim, servidores da gestão municipal e voluntários da comunidade.
A simulação envolverá um cenário de tempestades locais convectivas, que incluem fenômenos como ventanias, granizo e chuvas intensas. A partir desse contexto, o município vai testar, em tempo real, procedimentos importantes de atendimento
à população, organização dos fluxos de informação e ativação dos centros de operação de emergência e abrigos.
Durante o dia, as equipes executarão ações como a mobilização dos agentes da Força Tarefa, montagem de pontos de apoio, simulação de decretos de emergência, comunicação com a população, registros das ocorrências simuladas e coordenação de respostas rápidas entre as secretarias e instituições envolvidas.
Segundo a Defesa Civil de Sombrio, a participação no simulado é uma forma de fortalecer os protocolos locais de enfrentamento aos desastres naturais e promover maior integração entre os setores que atuam na linha de frente durante situações críticas.
A prefeita Gislaine Cunha destaca a importância do exercício: “Estamos trabalhando em conjunto com todas as forças de segurança e apoio do nosso município para estarmos preparados diante de qualquer emergência. É uma ação preventiva, de cuidado com as pessoas, e que reforça o compromisso da Força Tarefa com a segurança da população sombriense e com as vidas tão preciosas.”