Estão previstos temporais, vendavais e possibilidade de granizo
A Defesa Civil de Santa Catarina, em conjunto com a Epagri, emitiu nesta segunda-feira (23) um alerta hidrometeorológico de alto risco para chuvas intensas e temporais no estado. O fenômeno climático El Niño é apontado como um dos principais influenciadores do mau tempo previsto para os próximos dias.
As previsões indicam que vendavais e temporais com possibilidade de granizo devem atingir o estado na próxima sexta-feira (27) e sábado (28). O sistema climático responsável pelas chuvas é uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no Atlântico.
As regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, próximas à divisa com o Paraná, podem esperar volumes de chuva entre 120 mm e 160 mm. Para o restante do estado, os acumulados devem variar entre 80 mm e 120 mm, sendo os menores volumes previstos para o Litoral Sul.
A Defesa Civil classificou o risco como “muito alto” para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul. Nas regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, o risco é considerado “alto”.
O Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina aponta que episódios de chuvas volumosas e intensas têm se tornado mais frequentes. O Vale do Itajaí já registrou mais de três vezes o volume médio de chuvas para o mês, enquanto o Extremo Oeste também já superou a média climatológica.
Em outubro, o estado já enfrentou fortes chuvas que resultaram em seis mortes e prejuízos que ultrapassam R$ 1,1 bilhão, levando 153 municípios a decretarem situação de emergência.
A semana promete ser de tempo instável em todo o estado. Uma área de baixa pressão atmosférica, combinada com o fluxo de calor e umidade vindos do Norte do país, deve provocar pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente na terça-feira (25).
A Defesa Civil e as autoridades locais estão em estado de alerta e recomendam que a população fique atenta às atualizações das previsões e tome as devidas precauções.
A elevação dos níveis dos rios também é motivo de preocupação, especialmente nas regiões do Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, que apresentam risco para alagamentos entre segunda e quinta-feira.